A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: Fotos virais de bicicletas amarelas abandonadas não têm relação com os Correios

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
21.ago.2020 | 20h08 |

 

Circula pelas redes sociais uma foto que mostra uma pilha de bicicletas destacadas. A legenda afirma que a imagem mostraria o “descaso dos responsáveis pela administração dos Correios”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Privatiza já, isso é uma pouca vergonha, desperdício de dinheiro Público, descaso dos responsáveis pela administração dos Correios, é por isso que tem que privatizar este antro, de corrupção e de parasitas!!!”
Legenda de imagem compartilhada no Facebook que, até às 19h do dia 21 de agosto de 2020, tinha sido compartilhado mais de 500 pessoas 

FALSO

A imagem analisada pela Lupa não mostra veículos descartados pelos Correios, empresa pública responsável pelas entregas de correspondências no Brasil. Na verdade, a fotografia mostra um depósito de bicicletas da Yellow Bike, aplicativo que realizava o aluguel dos veículos para viagens de curta duração, em Curitiba (PR) (aqui e aqui). 

Em janeiro deste ano, a Grow, responsável pelas operações do aplicativo, decidiu encerrar suas operações no Brasil. Com isso, a empresa seguiu realizando apenas a locação de patinetes em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Contudo, a Grow sofreu um novo declínio com a pandemia da Covid-19 e pediu recuperação judicial em julho.

As fotos das bicicletas estão sendo divulgadas com outras imagens, mostrando vans e motocicletas abandonadas. Nesse caso, os veículos são, de fato, dos Correios. Contudo, as fotos não são recentes. As fotografias das vans foram retiradas de uma reportagem do site G1 de 2017. Já a foto das motos circula desde 2019 nas redes.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌
projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo