A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Verifica Coronavírus EP20: Como o mundo está lidando com a pandemia de desinformação

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
27.ago.2020 | 16h55 |

No último episódio da segunda temporada do Verifica, os apresentadores Gilberto Scofield Jr. e Natália Leal conversam com a jornalista Cristina Tardáguila, fundadora da Lupa e diretora adjunta da International Fact-Checking Network (IFCN). Nesse bate papo, Tardáguila fala sobre a desinformação ao redor do mundo durante a pandemia da Covid-19 e comenta o trabalho dos checadores de diversos países. 

Os jornalistas falam ainda sobre boatos recentes que circularam pelas redes sociais. Entre os conteúdos falsos desmentidos pelos apresentadores está um post que diz que o uso generalizado de máscaras tem sido desencorajado por autoridades de saúde como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). Essa informação é falsa. Os jornalistas explicam quais os posicionamentos das instituições citadas.

Além disso, eles também analisam estudos que falam sobre a relação entre o novo coronavírus e a perda de olfato em pessoas infectadas. Dois estudos publicados nas últimas semanas trouxeram algumas respostas importantes sobre esse fenômeno, conhecido como anosmia. 

Por último, a repórter Nathália Afonso entrevista o vice-diretor de Desenvolvimento Tecnológico de Bio-Manguinhos, unidade da Fiocruz, Sotiris Missailidis. Eles conversam sobre os testes da vacina contra Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford, que estão sendo coordenados pela instituição, e também sobre outras imunizações.

Ouça o último episódio desta temporada especial:

Ficha técnica

O Verifica é uma produção da Agência Lupa, em parceria com Colmeia Podcast

Apresentação: Gilberto Scofield Jr. e Natália Leal

Produção e reportagem: Equipe Lupa

Roteiro e edição: Colmeia Podcast

Sugestões e dúvidas? Fale conosco no lupa@lupa.news

Nota: a segunda temporada do Verifica conta com o apoio da International Fact-checking Network e do Facebook, através do Coronavírus Fact-checking Grants

Editado por: Nathália Afonso e Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo