A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que índice de aprovação de Bolsonaro atingiu marca de 79%

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
28.ago.2020 | 15h55 |

Circula pelas redes sociais que Jair Bolsonaro (sem partido) atingiu um “índice de aprovação” de 79% dos brasileiros. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Nunca na história de um país, houve um grande amor por um presidente como está acontecendo com nosso presidente Bolsonaro. Dispara o índice de aprovação para 79%”
Publicação no Facebook que, até as 14h30 do dia 28 de agosto, tinha sido compartilhada por 3,1 mil pessoas

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Não há pesquisa publicada por qualquer instituto de pesquisa que indique tais números de aprovação pessoal de Jair Bolsonaro (sem partido), ou do governo federal. Os levantamentos mais recentes divulgadas pelo Instituto Datafolha, pelo PoderData e pela XP/Ipespe indicam um avanço na popularidade do presidente em relação aos meses anteriores, mas nenhum resultado atingiu o índice de 79% de aprovação. 

Na última pesquisa divulgada pelo Datafolha em 14 de agosto, realizada com 2.065 brasileiros, a aprovação ao governo alcançou a melhor marca desde o início do mandato, subindo de 32% para 37%. Consideram-se neste cálculo os entrevistados que avaliam o governo como “bom” ou “ótimo”. De acordo com o Instituto, o recorde de popularidade de um governo foi conquistado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2010, com aprovação de 82%.

O padrão é similar ao indicado pela XP/Ipespe, que também confirmou alta na popularidade de Bolsonaro. A pesquisa divulgada em 17 de agosto mostra que a aprovação ao governo avançou para 37%, motivado principalmente pela população com renda mensal de até cinco salários mínimos. 

Na pesquisa publicada pelo PoderData dois dias depois, o índice de aprovação do governo federal ficou em 52%. Já na avaliação pessoal, Bolsonaro recebeu conceito “ótimo” ou “bom” de 38% dos entrevistados. É o melhor resultado do presidente em pesquisas realizadas pela divisão de estudos estatísticos do jornal Poder360. Em todos os estudos citados, a reprovação ao governo também diminuiu.

Não é a primeira vez que defensores do presidente inventam falsos índices de aprovação. A Lupa verificou outras peças de desinformação envolvendo a aprovação da gestão de Bolsonaro (aqui, aqui e aqui). 

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo