A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que Letícia Sabatella disse que defensores de Bolsonaro devem ‘morrer de fome’

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
02.set.2020 | 18h12 |

Circula pelas redes sociais que a atriz Letícia Sabatella teria entrado em uma discussão com seguidores no Instagram. Na rede social, ela teria dito que deseja que o Brasil quebre e que todos os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) “morram de fome”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Letícia Sabatella desce o Nível em discussão com seguidores no Instagram. Desejo que o Brasil quebre Mesmo e todos vocês defensores do Bozo, Morram de Fome”
Texto de imagem no Facebook que, até às 15h do dia 2 de setembro de 2020, tinha sido compartilhado por 500 pessoas 

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A atriz Letícia Sabatella não disse que deseja que o Brasil quebre e que todos os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) “morram de fome”. Não foi possível encontrar nenhuma declaração desse tipo na conta da atriz no Instagram, ou qualquer outra referência a essa declaração. Vale destacar que a atriz raramente responde comentários na rede social. Esse boato já foi desmentido por Sabatella anteriormente.

A imagem foi publicada originalmente no início da pandemia, mas voltou a circular em setembro. No dia 1º de abril, a atriz classificou essa informação como “fake news” e disse que não desejaria mal ao presidente Bolsonaro, mesmo não apoiando o governo. “Jamais desejaria o mal que este presidente e seus asseclas querem disseminar, para ninguém. Nem mesmo a ele, eu desejaria. Pois reconheço a gravidade deste vírus sendo espalhado e contaminando os mais frágeis. Este mandato está tão enfraquecido que seus assessores seguem apelando, de maneira baixa, sórdida, sem qualquer empatia, nenhuma ética ou escrúpulos. Sou a favor de que todos os cidadãos possam ser amparados pelo Estado, neste momento”, disse no Instagram.

View this post on Instagram

E o 1º de ABRIL já começa com MENTIRA BRABA! 1º de ABRIL! Dia da MENTIRA ou FAKENEWS! Os robots continuam com sua fábrica de mentiras! Nunca falei o que está escrito nesta fakenews. Jamais desejaria o mal que este presidente e seus asseclas querem disseminar, para ninguém . Nem mesmo a ele, eu desejaria. Pois reconheço a gravidade deste vírus sendo espalhado e contaminando os mais frágeis. Este mandato está tão enfraquecido que seus assessores seguem apelando , de maneira baixa, sórdida, sem qualquer empatia, nenhuma ética ou escrúpulos. Sou a favor de que todos os cidadãos possam ser amparados pelo Estado , neste momento. Estou mantendo o pagamento de funcionários que trabalham comigo , independente de convicção política. A hora não é de polarização. Mas precisamos da responsabilidade dos nossos governantes. O respeito aos cientistas e a Organização Mundial de Saúde. Ao invés disso, usam de mentiras para desacreditar quem se preocupa com a disseminação do vírus, que vai colapsar o Sistema de Saúde, provocando a morte de milhares de pessoas, seja por contraírem esta doença , seja por outra doença que venha a precisar de leito e suporte hospitalar. Sou a favor , que , nesta hora de emergência global, as vidas sejam mais preciosas do que o lucro exorbitante de setores altamente privilegiados da nossa sociedade. Sempre pensei e continuo preocupada com o bem comum. Todas as Vidas Valem. Mas já que está desse jeito, sem concerto, então ,antes que eu me esqueça, #forabolsonaro , Você não é mais presidente. É melhor vc desistir.

A post shared by Leticia Sabatella (@leticia_sabatella) on

Recentemente, a Lupa verificou um boato semelhante que mencionava a atriz Letícia Spiller. O post compartilhado no Facebook afirma que a atriz teria dito que bolsonaristas merecem “morrer de coronavírus ou fome”. Essa peça de desinformação que fala sobre Spiller usa a mesma fonte tipográfica que o post que menciona Sabatella, e a alegação é bastante similar. 

Em agosto, a Lupa publicou uma análise que mostra que os boatos que citam Covid-19 e celebridades brasileiras ganharam um tom político

Este boato também foi verificado pelo Boatos.org.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo