A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que governadora do RN ordenou distanciamento entre carros na pandemia

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
17.set.2020 | 16h12 |

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra as vagas do estacionamento de uma loja em Natal (RN) separadas por pallets, aumentando, dessa forma, a distância entre um carro e outro. O homem que faz a filmagem afirma que o “distanciamento social para veículos” foi ordenado pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), durante a pandemia. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Cultura da esquerda é de fato devastadora
É incrível a estupidez desses estrume do PT”

Vídeo em post publicado no Facebook que, até às 14h do dia 17 de setembro de 2020, tinha mais de 2,8 mil compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A governadora do Rio Grande do Norte não ordenou o distanciamento social para veículos. Na verdade, a separação das vagas de estacionamento mostrada no vídeo foi feita em abril de 2020 numa filial da rede de lojas de materiais de construção Leroy Merlin em Natal (RN). A iniciativa, segundo informou a assessoria de comunicação da empresa, era oferecer mais espaço para os clientes que desciam ou entravam em seus carros ao mesmo tempo. A ação durou duas semanas porque, pela observação, não se mostrou necessária e não foi tomada em conjunto com nenhum órgão de trânsito municipal ou estadual.

O autor do vídeo, ao mostrar imagens do local, afirma com ironia que o distanciamento adotado no estacionamento foi uma ordem da governadora Fátima Bezerra porque “no Rio Grande do Norte o vírus é muito violento, até carro transmite para outro carro o coronavírus”. Ele continua: “Dá só uma olhada nisso. Vê o nível de QI da mulher. Carro distanciado para não transmitir doença. É mole isso ou quer mais? Dona Fátima Bezerra. Distanciamento veicular por causa do coronavírus. Os caras não têm mais nada para fazer. O povo do PT não tem mais nada para fazer”, diz.

Em seu perfil no Twitter, a governadora informou que não existe nenhuma determinação por parte do governo estadual ou do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) orientando o distanciamento entre carros como medida de combate ao novo coronavírus. Ela também explicou que o governo estadual não tem responsabilidade sobre estacionamentos — essa competência seria da Secretaria de Transporte e Trânsito Urbano (STTU) do município de Natal.

Esse conteúdo também foi verificado pelo Estadão Verifica.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo