A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#CaiuNaRede: Ovos e comidas quentes não previnem a Covid-19

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
23.set.2020 | 15h28 |

Circula no Whatsapp uma lista de supostas recomendações contra Covid-19 que teria sido elaborada pelo Real Hospital Português, em Pernambuco. Entre as práticas citadas estão comer ovos e fazer refeições quentes. O material foi analisado no Caiu na rede: é fake?. Confira:

“Orientações do RHP – (Real Hospital Português) sobre como enfrentar melhor o coronavírus: 01. Tome Vit C; 02. Vitamina E; 03. 10:00 – 11h luz solar por 15-20 minutos; 04. Coma ovos; 05. Descanse / durma de 7 a 8 horas; 06. Beba 1,5L de água diariamente e todas as refeições devem ser quentes (não frias). É o que fazemos no hospital”
Corrente publicada no WhatsApp

FALSO

A informação é falsa. O Real Hospital Português, ao tomar conhecimento que a lista estava circulando em nome da instituição, desmentiu o boato. O hospital esclareceu que não divulgou lista de recomendações para prevenir o novo coronavírus. A instituição publicou uma nota nas redes sociais negando o envio da mensagem.

Além de o hospital nunca ter divulgado o texto, nenhum dos itens citados faz parte da lista de recomendações da Organização Mundial da Saúde para a prevenção contra o novo coronavírus. O Ministério da Saúde também já declarou que não há nenhuma substância, medicamento ou vitamina que previna a Covid-19.

Nota da redação: o projeto Caiu na rede: é fake? é uma parceria da Agência Lupa com Voz das Comunidades e Favela em Pauta e conta com o apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil.

Editado por: Marcela Duarte

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo