A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Foto: Reprodução/Instagram Renan Bolsonaro
Foto: Reprodução/Instagram Renan Bolsonaro

#Verificamos: É falso que filho de Bolsonaro foi nomeado consultor federal da Secretaria de Cultura da União

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
23.set.2020 | 17h30 |

Circula nas redes sociais um post que diz que Jair Renan Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ganhou um cargo de consultor federal da Secretaria Especial de Cultura, com um salário mensal de R$ 37 mil. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Filho número 04 de #ForaBolsonaro, o pegador de condomínio, agora é consultor federal da secretaria especial de cultura da União, com salário de 37.000 reais”
Legenda de imagem publicada no Facebook que, até as 16h do dia 23 de setembro de 2020, tinha mais de 360 compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. No Portal da Transparência do governo federal não há nenhuma menção ao filho do presidente Jair Bolsonaro. Tampouco o nome de Jair Renan Bolsonaro é citado no Diário Oficial da União.

Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria Especial de Cultura informou que não existe qualquer vínculo entre a pasta e Renan Bolsonaro. “Infelizmente, estamos diante de mais um boato sem o menor fundamento, com foco exclusivamente em tentar tumultuar o ambiente e desestabilizar o Governo”.

Em 31 de agosto, o secretário especial de Cultura, Mario Frias, recebeu em seu gabinete o filho de Bolsonaro. No Instagram, ambos (Renan Bolsonaro e Mario Frias) relataram que o encontro se deu para falar sobre o “futuro dos E-sports”. Segundo a Confederação Brasileira de eSports, os esportes eletrônicos são competições disputadas em computadores ou video games nas quais os jogadores atuam como atletas profissionais de esportes tradicionais “e são assistidos por uma audiência presencial e/ou online, através de diversas plataformas de stream online ou TV”.

Checagem similar foi feita por Aos Fatos e Estadão Verifica.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo