A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Foto: Georges Biard
Foto: Georges Biard

#Verificamos: É falso que Mel Gibson tenha denunciado casos de pedofilia em Hollywood

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
25.set.2020 | 19h55 |

Circula pelas redes sociais que o ator Mel Gibson fez uma revelação chocante sobre Hollywood. De acordo com a publicação, ele teria denunciado casos de pedofilia, canibalismo e rituais satânicos na indústria do cinema norte-americano. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Gravíssimo
A REVELAÇÃO CHOCANTE DE MEL GIBSON
Hollywood é um antro de perversão. Hollywood está encharcada de sangue de crianças inocentes. (Referente a pedofilia).”
Texto em imagem no Facebook  que, até às 17h do dia 25 de setembro de 2020, tinha sido compartilhado 147 vezes.

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Não há registros na imprensa internacional que comprovem que Mel Gibson tenha denunciado casos de pedofilia ou de canibalismo em Hollywood. Numa busca em inglês, o Google identificou apenas perfis de redes sociais e sites pouco confiáveis sobre celebridades que publicaram esse conteúdo. A agência de notícias Reuters contatou um porta-voz do ator que confirmou que as declarações são “100% falsas”.

O primeiro registro da denúncia atribuída a Gibson é de 30 de novembro de 2017, num texto assinado por Baxter Dmitry para o site YourNewsWire. O portal, que atualmente leva o nome de News Punch, já publicou mais de 80 textos comprovadamente falsos, segundo levantamento feito pelo Instituto Poynter. O texto foi ao ar dias depois de uma entrevista concedida pelo ator ao programa The Graham Norton Show, da BBC, para falar sobre o filme Pai em Dose Dupla 2. No Brasil, texto similar foi publicado em 2018, num site sobre misticismo, e também atribuiu a autoria das acusações a Gibson.  

Denúncias de casos de pedofilia em Hollywood, no entanto, já foram feitas por outros artistas. Em 2016, o ator Elijah Wood, conhecido pelo personagem Frodo na trilogia O Senhor dos Anéis, afirmou em entrevista ao jornal inglês Sunday Times que abusos de crianças ocorreram durante muito tempo em Hollywood.

Além dele, o ator Corey Feldman, que ficou famoso pela atuação em Os Goonies (1985), também já relatou em entrevistas ter sido abusado sexualmente quando era um ator mirim.

Esse conteúdo também foi verificado pelas agências AFP Check e Reuters.

Nota: ‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo