A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Secom divulga informação falsa ao afirmar que área queimada em 2020 foi a menor dos últimos 18 anos

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
28.set.2020 | 14h59 |

A Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) publicou um tuíte, no último sábado (26), afirmando que a área atingida por queimadas no país em 2020 foi a menor dos últimos 18 anos. De acordo com o órgão, os números teriam como fonte o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e levariam em conta os focos de incêndio registrados no Pantanal, na Amazônia e em outros biomas. A Lupa checou as informações divulgadas pela Secom. Confira o resultado:

“Mesmo com os focos de incêndio que acometem o Pantanal e outros biomas brasileiros, a área queimada em todo o território nacional é a menor dos últimos 18 anos”

Trecho de tuíte publicado pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República em 26 de setembro de 2020

FALSO

A área queimada entre janeiro e agosto de 2020, correspondente a 121,3 mil quilômetros quadrados (dado mais recente disponível), não foi a menor dos últimos 18 anos. De acordo com a série histórica do Inpe, o fogo danificou uma extensão bem menor do território brasileiro no mesmo período em 2018, quando os incêndios atingiram 76,5 mil quilômetros quadrados. Esse foi o menor índice registrado pelo órgão desde 2003.

A Secom errou porque comparou o número disponível para 2020, que considera apenas os oito primeiros meses de 2020, com os totais registrados pelo Inpe de janeiro a dezembro dos anos anteriores. A própria página do programa Queimadas do instituto permite ver os totais registrados para o mesmo período desde 2003. Além de 2018, houve resultados inferiores ao atual também nos anos de 2009 (77,1 mil quilômetros quadrados), 2013 (81,5 mil quilômetros quadrados), 2011 (93 mil quilômetros quadrados), 2017 (96,3 mil quilômetros quadrados), 2015 (99,2 mil quilômetros quadrados), 2008 (100,4 mil quilômetros quadrados) e 2014 (118,6 mil quilômetros quadrados).

Procurada pela Lupa, a Secom não respondeu até a publicação desta checagem.


“Dados do @inpe_mct revelam que 2007 foi o ano em que o Brasil mais sofreu com as queimadas”

Trecho de tuíte publicado pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República em 26 de setembro de 2020

FALSO

O ano com a maior extensão de área queimada de janeiro a agosto, segundo o Inpe, foi 2010. Na época, os incêndios atingiram 234,9 mil quilômetros quadrados do território brasileiro. Em seguida aparecem 2007 (224 mil quilômetros quadrados) e 2005 (191,2 mil quilômetros quadrados). De acordo com os dados do Inpe, 2020 fica na 11ª posição na lista de anos que registraram a maior área queimada no país.

 Procurada pela Lupa, a Secom não respondeu até a publicação desta checagem.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo