A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#CaiuNaRede: É verdadeiro estudo que aponta que cerveja pode retardar o envelhecimento

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
30.set.2020 | 15h46 |

Circula nas redes sociais a imagem de uma reportagem que aponta que cerveja pode retardar o envelhecimento. O texto afirma que as leveduras presentes na bebida podem retardar o envelhecimento das células. O material foi analisado no Caiu na rede: é fake?. Confira:

“Cerveja pode retardar o envelhecimento. Estudo israelense mostra efeitos positivos das leveduras nas células; pesquisa revela também que café teria efeito contrário.”
Trecho de imagem de reportagem que circula no WhatsApp

VERDADEIRO

A matéria é real, e a informação, verdadeira. O estudo foi publicado em 2013 por cientistas da Universidade de Tel Aviv (TAU), em Israel, e compara cerveja e café. Os pesquisadores analisaram os sinais moleculares do envelhecimento e descobriram que a cerveja e o café têm efeitos diferentes na longevidade celular. A pesquisa sugere que a levedura da cerveja pode prevenir o envelhecimento das células.

Cada vez que as células do nosso corpo se dividem, fazem cópias das pontas dos cromossomos, que são os chamados telômeros, sequências de DNA. A cada divisão, essas estruturas vão ficando cada vez mais curtas, o que acarreta o envelhecimento celular. Segundo os pesquisadores, a cerveja é capaz de desacelerar esse processo de “encurtamento”, retardando o envelhecimento.

Apesar disso, especialistas alertam para os malefícios do consumo excessivo de álcool, responsável por uma série de problemas de saúde, como câncer do sistema digestivo e cirrose.

Nota da redação: o projeto Caiu na rede: é fake? é uma parceria da Agência Lupa com Voz das Comunidades e Favela em Pauta e conta com o apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil.

Editado por: Marcela Duarte

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo