A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É montagem foto de Papa Francisco fazendo gesto obsceno para fiéis

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
02.out.2020 | 16h42 |

Circula pelas redes sociais uma foto em que o Papa Francisco aparece mostrando o dedo do meio, gesto considerado obsceno, durante uma aparição na Basílica de São Pedro, na Cidade do Vaticano. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Mensagem de sua santidade o Papa a todos os cristãos do mundo!!”
Imagem publicada no Facebook que, até as 14h40 do dia 02 de outubro de 2020, tinhasido compartilhada por 456 pessoas

FALSO

A imagem analisada pela Lupa é falsa. A foto foi adulterada digitalmente. Na versão original, o Papa Francisco acena à multidão de cima da sacada central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e não mostra um dos dedos como aparenta o post. A imagem foi registrada pelo fotógrafo Franco Origlia em 2014, durante celebração tradicional do dia 25 de dezembro. Ela pertence ao banco de imagens pagas Getty Images.

Numa busca reversa de imagens no Google e no TinEye, é possível encontrar a fotografia verdadeira. Ao comparar as duas versões, nota-se que a posição do papa é a mesma, assim como o local de onde ele interage com o público — que normalmente se concentra na Praça de São Pedro, em frente à basílica.

A posição dos dois homens que aparecem à esquerda e à direita do pontífice, ambos sentados e apenas com parte da cabeça aparente, também é a mesma. A versão original mostra ainda outro homem, à esquerda, segurando uma câmera fotográfica. 

A primeira vez que a foto adulterada apareceu foi no site Gawker, blog norte-americano voltado a notícias e fofocas de celebridades que encerrou as atividades em 2016. Ilustra um conteúdo que enumera piadas sobre papas e foi publicado em janeiro de 2015. A edição da foto foi atribuída a Jim Cooke. 

Nota: ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo