A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Foto: Reprodução Facebook
Foto: Reprodução Facebook

#Verificamos: É antiga foto de João Campos em aglomeração com outros políticos

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
20.out.2020 | 15h20 |

Circula pelas redes sociais uma foto de uma carreata com políticos do PSB, entre eles o candidato à prefeitura de Recife João Campos. Na legenda, é dito que a foto é da atual campanha eleitoral. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Esses são os mesmos que diziam fiquem em casa. Hoje, eles estão todos na rua e você desempregado”
Texto que em imagem publicada no Facebook que, até 13h do dia 20 de outubro, tinha sido compartilhada por mais de 10 mil pessoas

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A foto que circula junto com esse texto foi tirada no dia 23 de setembro de 2018, em uma carreata na cidade de Santa Cruz do Capibaribe (PE), durante as eleições gerais. A imagem foi publicada no Facebook do deputado estadual Diogo Moraes (PSB), no dia 24 de setembro. Ela, portanto, é anterior à pandemia.

Por meio da ferramenta de busca do Google Imagens, a Lupa encontrou essa foto veiculada em portais de notícias da região, que noticiaram a carreata à época, a exemplo do Blog do Ney Lima.

Na fotografia, além de João Campos (PSB), que na época era candidato a deputado federal, também aparece o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), então candidato à reeleição em 2018, e outros políticos pernambucanos.

Nota: esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo