A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#CaiuNaRede: É falso que sistema imunológico tem capacidade de se defender da Covid-19 e que ninguém morre com tratamento na primeira fase

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
21.out.2020 | 14h00 |

Circula nas redes sociais um vídeo em que uma nutricionista funcional afirma que o sistema imunológico humano tem capacidade de se defender da Covid-19 e que a população não precisa ter medo do vírus. O material foi analisado no Caiu na rede: é fake?. Confira:

“Nós não precisamos ter medo da Covid, a Covid precisa ter medo da gente. Nós temos condições imunológicas de nos defender da Covid. (…) Nós temos que tratar na primeira fase. (…) Se todos tratarem na primeira fase, ou seja, dos primeiros sintomas ao quarto dia, 100% da população não morrerá.”
Trecho de vídeo publicado no Instagram que, até as 11h de 21 de outubro de 2020, tinha mais de 24 mil visualizações

FALSO

A informação é falsa. Médicos e pesquisadores recomendam uma boa alimentação para fortalecer o sistema imunológico, mas afirmam que essa não é uma garantia de que o corpo seja capaz de vencer o vírus sozinho, o que fica comprovado com as mais de 150 mil mortes por Covid-19 no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. De acordo com a Fiocruz, a única medida que previne o novo coronavírus é o distanciamento social.

Nota da redação: o projeto Caiu na rede: é fake? é uma parceria da Agência Lupa com Voz das Comunidades e Favela em Pauta e conta com o apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil.

Editado por: Marcela Duarte

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo