A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Candidata do PT à prefeitura de Salvador não disse que ‘bandido anda armado por medo da população’

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
22.out.2020 | 14h56 |

Circula nas redes sociais a informação de que Major Denice, candidata à Prefeitura de Salvador pelo PT, afirmou que “bandido anda armado por medo da população”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Vídeo: Candidata do PT à Prefeitura de Salvador, que é PM, diz que bandido anda armado por medo da população”
Legenda de imagem publicada no Facebook que, até as 14h do dia 22 de outubro de 2020, tinha mais de 290 compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. As imagens que circulam nas redes sociais, na verdade, são da candidata à vereadora Capitã Sheila Barbosa, do Avante – partido do candidato Pastor Isidório. O vídeo foi originalmente gravado em 28 de abril de 2018, no programa Bahia da Gente, da TV Alba. Portanto, não tem nenhuma relação com a candidata Major Denice, do PT, à Prefeitura de Salvador.

No trecho, Capitã Sheila Barbosa, que na época era comandante da Base Comunitária de Santa Cruz, estava falando sobre as dificuldades do trabalho desenvolvido em comunidades. “A principal dificuldade é o medo que a comunidade sente do tráfico […] A comunidade ela já viveu esse processo histórico do medo, não consegue perceber que eles [a comunidade] que são fortes. Quando alguém na sua rua está armado, ele [o bandido] tá com medo de você, da comunidade”.

O post original veio de um texto do portal Terra Brasil Notícias. Entretanto, o veículo mudou a manchete, corrigindo a informação.

À imprensa, Major Denice afirmou que vai entrar na Justiça contra as publicações falsas. “O meu setor jurídico já foi acionado e vai tomar as medidas cabíveis para punir os responsáveis por essas ofensas direcionadas a mim”.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

 

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo