A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso site de inscrição gratuita para CNH Social em mensagem do WhatsApp

Editor | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
22.out.2020 | 19h33 |

Circula nas redes sociais uma mensagem dizendo que inscrições para a primeira fase do projeto CNH Social estão abertas, com mais de 5 mil vagas disponíveis em todo o Brasil. O texto aponta para um site onde seria possível colocar os dados para participar do programa. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“As incrições para a 1ª fase do projeto CNH SOCIAL já estão abertas.


São mais de 5.000 vagas abertas em todo o Brasil.
FAÇA SUA MATRÍCULA ONLINE DE GRAÇA:”
Mensagem que circula no WhatsApp

A mensagem analisada pela Lupa é falsa. Não existem vagas abertas atualmente no programa CNH Social, do Serviço Social do Transporte (Sest Senat). Em nível estadual, há quatro programas com o nome CNH Social. Em Goiás, as inscrições estão abertas, mas elas devem ser feitas somente pelo site do Detran do estado, até o próximo dia 18. No Espírito Santo, as inscrições já se encerraram. E em Roraima e Alagoas, o programa ainda está sendo implementado. Não há iniciativas em andamento com esse nome em outros estados.

O link fornecido na mensagem não é hospedado em um site oficial de governos estaduais ou da União, mas sim em um domínio registrado por empresa de hospedagem de sites americana, que permite anonimato. Ao clicar no site, que só funciona em celulares, o usuário deve preencher seu nome, seu município, seu estado e sua idade. Após concluir essa etapa, é “informado” que sua matrícula está aprovada. Para “acessar” a matrícula, você deve compartilhar o link cinco vezes. 

Enfim, o usuário é direcionado para um texto sobre o CNH Social publicado em um site chamado “ultimasnoticiasdodia.com”, também registrado sob anonimato nos Estados Unidos. O texto, cheio de erros básicos de português, indica que o usuário entre no site do Detran de seu estado para descobrir se o programa existe.

Golpes usando o programa CNH Social são antigos, e já foram verificados, em 2017, pelo G1, e, em 2019, por Aos Fatos e Boatos.org.

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo