A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que ferrovia mostrada em vídeo foi reativada recentemente no Rio Grande do Sul

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
23.out.2020 | 18h18 |

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra um trem de carga passando por uma ferrovia, que, por sua vez, cruza uma estrada. Carros aguardam parados e várias pessoas observam a cena, que dura pouco mais de 3 minutos. Um narrador afirma: “Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul!”. A legenda do post diz que as ferrovias do Brasil estão voltando a funcionar – a cena de Bento Gonçalves seria um exemplo disso. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“As ferrovias no brasil estão voltando. Isso em Bento Gonçalves RS. alguém consegue contar quantos vagões?😱😱😱😱”

Legenda de vídeo publicado no Facebook que, até as 16h de 23 de outubro de 2020, tinha mais de 13 mil compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo foi gravado nas proximidades de Santa Bárbara, distrito de São Valentim do Sul (RS), na rodovia RS-431, em 23 de junho de 2019. O ramal é administrado pela Rumo e não é verdade que foi reativado recentemente. A assessoria de imprensa da concessionária afirmou, em nota enviada por e-mail, que a ferrovia está em operação há mais de 50 anos. “A Rumo esclarece que a linha férrea que passa próxima a cidade de Santa Bárbara (RS) encontra-se inserida no chamado Tronco Sul. Esta linha encontra-se ativa para o transporte ferroviários de cargas desde a década de 60”, diz o texto.

O autor da gravação é o músico Emanoel Portela, integrante do trio Avanir Portela e os Guris. Ele compartilhou o vídeo no seu perfil pessoal do Facebook no ano passado. “Nesse dia, a gente estava indo tocar em um baile em Bento [Gonçalves]”, afirmou, em mensagem de áudio enviada pelo WhatsApp. “Eu parei e resolvi filmar para mostrar para os amigos do Facebook, porque eu acho uma coisa bonita.” Portela conta que a repercussão foi imensa e várias páginas passaram a compartilhar as imagens. Até esta sexta-feira (23), o post original tinha mais de 5 mil interações e mais de 800 comentários.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo