A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que ferrovia mostrada em vídeo foi reativada recentemente no Rio Grande do Sul

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
23.out.2020 | 18h18 |

Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra um trem de carga passando por uma ferrovia, que, por sua vez, cruza uma estrada. Carros aguardam parados e várias pessoas observam a cena, que dura pouco mais de 3 minutos. Um narrador afirma: “Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul!”. A legenda do post diz que as ferrovias do Brasil estão voltando a funcionar – a cena de Bento Gonçalves seria um exemplo disso. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“As ferrovias no brasil estão voltando. Isso em Bento Gonçalves RS. alguém consegue contar quantos vagões?????”

Legenda de vídeo publicado no Facebook que, até as 16h de 23 de outubro de 2020, tinha mais de 13 mil compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo foi gravado nas proximidades de Santa Bárbara, distrito de São Valentim do Sul (RS), na rodovia RS-431, em 23 de junho de 2019. O ramal é administrado pela Rumo e não é verdade que foi reativado recentemente. A assessoria de imprensa da concessionária afirmou, em nota enviada por e-mail, que a ferrovia está em operação há mais de 50 anos. “A Rumo esclarece que a linha férrea que passa próxima a cidade de Santa Bárbara (RS) encontra-se inserida no chamado Tronco Sul. Esta linha encontra-se ativa para o transporte ferroviários de cargas desde a década de 60”, diz o texto.

O autor da gravação é o músico Emanoel Portela, integrante do trio Avanir Portela e os Guris. Ele compartilhou o vídeo no seu perfil pessoal do Facebook no ano passado. “Nesse dia, a gente estava indo tocar em um baile em Bento [Gonçalves]”, afirmou, em mensagem de áudio enviada pelo WhatsApp. “Eu parei e resolvi filmar para mostrar para os amigos do Facebook, porque eu acho uma coisa bonita.” Portela conta que a repercussão foi imensa e várias páginas passaram a compartilhar as imagens. Até esta sexta-feira (23), o post original tinha mais de 5 mil interações e mais de 800 comentários.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo