A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Belo Horizonte: Bruno Engler erra dado sobre educação

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
26.out.2020 | 10h00 |

O candidato à prefeitura de Belo Horizonte Bruno Engler (PRTB) ocupa a quarta posição na pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Ibope em 15 de outubro de 2020. Em sua campanha, tem participado de entrevistas e divulgado propostas em suas redes sociais. A Lupa analisou algumas de suas falas. A checagem faz parte do projeto Democracia Digital, no qual jornalistas de todas as capitais do Brasil verificam discursos dos quatro candidatos melhores colocados nas pesquisas de intenção de voto em 2020.

Áurea Carolina (PSOL), João Vitor Xavier (Cidadania) e Alexandre Kalil (PSD) — terceira, segundo e primeiro em intenções de voto na mesma pesquisa — também tiveram falas analisadas, e o resultado dessas verificações será publicado nos dias 28 de outubro, 2 de novembro e 4 de novembro, respectivamente.

Confira o grau de veracidade do que disse Bruno Engler:

“(…) [CoronaVac é] uma vacina chinesa que não tem comprovação nenhuma”
Bruno Engler (PRTB), candidato a prefeito de Belo Horizonte, em entrevista ao jornal O Tempo, em 22 de outubro de 2020

VERDADEIRO, MAS

De fato, a CoronaVac, vacina contra o novo coronavírus produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac, ainda não tem resultados comprovados. No entanto, os testes, que também estão sendo feitos no Brasil com apoio do Instituto Butantan, estão na terceira e última fase. Além disso, resultados de testes pré-clínicos com macacos foram publicados pela revista Science e mostraram boa resposta do imunizante sobre o novo vírus.

As conclusões das duas fases de testes com humanos já realizadas estão disponíveis em versão pré-print na plataforma MedRvix, embora ainda não tenham sido publicados por nenhuma revista científica. Na segunda fase de testes, com 600 voluntários, a vacina foi capaz de gerar resposta imunológica em mais de 90% dos pacientes. Apenas três tiveram reações adversas severas, nenhuma delas relacionada à vacina.

Se a vacina for aprovada, a Sinovac e o Instituto Butantan firmarão acordo de transferência de tecnologia para produção em escala industrial, tanto na China quanto no Brasil, e para fornecimento gratuito ao SUS. Atualmente 16 centros de estudos brasileiros fazem a testagem da vacina.


“A Guarda Municipal tem a função de cuidar do patrimônio (…) Não é função deles combater a prática de crimes”
Bruno Engler (PRTB), candidato a prefeito de Belo Horizonte, em entrevista à rádio Itatiaia, em 15 de setembro de 2020

VERDADEIRO, MAS

No primeiro item do artigo 5º do Estatuto da Guarda Municipal de Belo Horizonte, consta que compete à Guarda Municipal de Belo Horizonte “proteger órgãos, entidades, serviços e o patrimônio do Município de Belo Horizonte”.

A partir de 2017, no entanto, a GM de Belo Horizonte, que até então atuava exclusivamente como guarda patrimonial, se tornou uma corporação voltada também para o policiamento preventivo comunitário e de ações de prevenção na ordem pública. Essa mudança foi amparada pela Lei Federal 13.022, que institui normas gerais para as guardas municipais de todo o país.

A assessoria de comunicação da Guarda Municipal de Belo Horizonte informou à Lupa, por e-mail, que atualmente os guardas atuam na proteção municipal preventiva, na fiscalização do trânsito da capital e no apoio às ações realizadas pelos fiscais da Prefeitura no combate a atividade de vendedores clandestinos em áreas públicas sempre que as abordagens demandam sua presença.


“Os cinco melhores colégios estaduais do nosso município são os colégios Tiradentes”
Bruno Engler (PRTB), candidato a prefeito de Belo Horizonte, em entrevista à Band Minas, em 3 de outubro de 2020

FALSO

Há apenas quatro unidades do Colégio Tiradentes em Belo Horizonte (nos bairros Santa Teresa, Gameleira, Prado e Minascaixa). 

De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019, os Colégios Tiradentes aparecem entre os cinco melhores nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e também no ensino médio. No entanto, apenas no ensino médio um desses colégios é considerado o que tem melhor desempenho entre todas as unidades desta etapa de ensino — o Colégio Tiradentes Nossa Sra. das Vitórias, com nota 5,5.

Procurado, o candidato não respondeu até a publicação desta checagem.

Nota da redação: O projeto Democracia Digital é uma iniciativa da Lupa, do Instituto de Tecnologia & Equidade (IT&E) e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, com apoio do WhastApp e dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o Brasil. As checagens produzidas são distribuídas gratuitamente a rádios universitárias do país, com apoio do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Editado por: Marcela Duarte e Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo