A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Tem certeza que deseja sair da sua conta?

Campo Grande: Sidnéia Tobias usa dados frágeis para falar sobre empregos e empresas

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
27.out.2020 | 16h00 |

A candidata à prefeitura de Campo Grande Sidnéia Tobias (Podemos) ocupa a quarta posição na pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Ibope em 16 de outubro de 2020. Em sua campanha, tem participado de entrevistas e divulgado propostas em suas redes sociais. A Lupa analisou algumas de suas falas. A checagem faz parte do projeto Democracia Digital, no qual jornalistas de todas as capitais do Brasil verificam discursos dos quatro candidatos melhores colocados nas pesquisas de intenção de voto em 2020.

Pedro Kemp (PT), Harfouche (Avante) e Marquinhos Trad (PSD)  — terceiro, segundo e primeiro em intenções de voto na mesma pesquisa — também tiveram falas analisadas, e o resultado dessas verificações será publicado nos dias 29 de outubro, 3 de novembro e 5 de novembro, respectivamente.

Confira o grau de veracidade do que disse Sidnéia Tobias:

“Nesta pandemia, nós tivemos mais de 24 mil empresas fechadas em Campo Grande.”
Sidnéia Tobias (Podemos), candidata a prefeita de Campo Grande, em entrevista à Rádio Hora no dia 15 de outubro de 2020

VERDADEIRO, MAS

Segundo levantamento feito em junho pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campo Grande, o município tinha 122.838 CNPJs registrados em março. Em junho, o número caiu para 98.088, ou seja, uma diferença de 24,7 mil CNPJs, número próximo ao citado pela candidata.

Contudo, a assessoria de imprensa da CDL de Campo Grande informou que o levantamento não tem valor de pesquisa. Segundo a instituição, a metodologia do trabalho consiste apenas na variação do número de CNPJs que constavam no banco de dados do SPC Brasil, empresa de tecnologia ligada a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Além disso, os números da CDL são diferentes dos números da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems). Segundo informações do portal da Jucems, 3.025 empresas foram extintas em Mato Grosso do Sul neste ano (de janeiro a setembro). Considerado apenas o período de pandemia, a partir de março, 2.305 empresas foram fechadas em todo o estado.

A pedido, a Jucems elaborou levantamento detalhado por município que aponta que 867 empresas foram extintas de março até agosto deste ano em Campo Grande. A diferença entre os dados da Jucems e da CDL ocorre porque a autarquia não leva em consideração fechamento de Microempresas Individuais (MEI’s) por conta do baixo impacto na economia local. 


“Nós temos hoje mais de 73 mil pessoas desempregadas só na pandemia [em Campo Grande]”
Sidnéia Tobias (Podemos), candidata a prefeita de Campo Grande, em entrevista à Rádio Hora no dia 15 de outubro de 2020

VERDADEIRO, MAS

De acordo com levantamento feito pela CDL de Campo Grande, 70 mil trabalhadores do varejo foram demitidos apenas de março a abril. Mas pesquisas de emprego e desemprego habitualmente são feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Esses levantamentos não apontam dados específicos de Campo Grande no período em questão.

De acordo com o IBGE, 150 mil pessoas estavam desocupadas no 2º trimestre de 2020 em todo o estado de Mato Grosso do Sul. A taxa de desocupação do estado é de 11,4%. No primeiro trimestre, existiam 107 mil desocupados. Dados do Caged, que mensuram a criação e a extinção de vagas formais, apontam que o saldo de empregos via CLT foi negativo em 2.588 vagas durante os meses de março a agosto em Mato Grosso do Sul.


“Neste período de pandemia foram abertas aqui em Campo Grande 2,5 mil empresas.”
Sidnéia Tobias (Podemos), candidata a prefeita de Campo Grande, em entrevista à Rádio Hora no dia 15 de outubro de 2020

AINDA É CEDO PARA DIZER

Não há dados públicos consolidados sobre a criação de empresas durante o isolamento em Campo Grande. O governo de Mato Grosso do Sul divulgou os dados de Campo Grande somente nos meses de maio (250 novas empresas), julho (367), agosto (313) e setembro (286). Portanto, foram 1.216 empresas nos meses em questão. Os levantamentos de março, abril e junho não apontam os dados de Campo Grande.

Os dados mais recentes do portal da Jucems indicam que 4.660 empresas foram constituídas de março a agosto em todo Mato Grosso do Sul. As informações da Jucems não levam em consideração o número de MEI’s abertas.

Nota da redação: O projeto Democracia Digital é uma iniciativa da Lupa, do Instituto de Tecnologia & Equidade (IT&E) e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, com apoio do WhastApp e dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o Brasil. As checagens produzidas são distribuídas gratuitamente a rádios universitárias do país, com apoio do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Editado por: Marcela Duarte e Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo