A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#CaiuNaRede: Rio Imagem não está fazendo mamografia sem agendamento

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
28.out.2020 | 15h00 |

Esta publicação foi corrigida às 20h05 do dia 28 de outubro de 2020. Veja abaixo.

Circula nas redes sociais um texto informando que estariam sendo realizadas mamografias sem agendamento prévio no Rio Imagem, no Centro do Rio de Janeiro, como parte das ações do Outubro Rosa. O material foi analisado no Caiu na rede: é fake?. Confira:

“Mamografia sem agendamento para mulheres de 50 a 69 anos de idade durante todo o mês de Outubro. 

ATENÇÃO! É NECESSÁRIO TER PEDIDO MÉDICO DO SUS”
Trecho de texto que circula no WhatsApp com o serviço, contendo dias, horários e local de atendimento

FALSO

A informação é falsa. A realização de mamografias sem agendamento prévio deveria ir até o dia 31 de outubro, mas desde o dia 28 é necessário agendar antes pelo telefone. A matéria no site do governo do estado foi atualizada e aponta que “a demanda espontânea pelo exame superou em muito a capacidade de atendimento da instituição” e, por isso, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) cancelou o atendimento a pacientes sem agendamento prévio. O número de telefone para marcação do exame é (21) 2212-7400.

Em nota, a secretaria informou que, até o dia 19 de outubro, já haviam sido realizadas pelo menos 2.397 mamografias neste mês no Rio Imagem. “A meta da unidade, independente da campanha, é de 4 mil mamografias por mês. Durante a campanha, o atendimento está ocorrendo de acordo com a demanda e a capacidade de realização do equipamento. Já chegaram a ser realizadas até 250 mamografias por dia neste mês. A prorrogação da campanha está sendo analisada pela SES”, acrescenta a nota.

Atualização feita às 20h05 de 28 de outubro de 2020Após contato da assessoria de imprensa da SES, o selo da checagem foi trocado de “verdadeiro” para “falso”, já que a publicação prometia “mamografia sem agendamento (…) durante todo o mês de outubro”, o que não se confirmou. O título, que antes era “#CaiuNaRede: É verdadeiro que Rio Imagem realiza mamografia sem agendamento”, também foi alterado.

Nota da redação: o projeto Caiu na rede: é fake? é uma parceria da Agência Lupa com Voz das Comunidades e Favela em Pauta e conta com o apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil.

Editado por: Marcela Duarte

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo