Com o objetivo de expandir o alcance da checagem de fatos no Brasil, a Agência Lupa firma parceria com mais um coletivo de jornalismo comunitário. A partir desta semana, o Maré de Notícias passa a fazer parte do projeto Caiu na rede: é fake?. O jornal comunitário do Conjunto de Favelas da Maré se une ao Voz das Comunidades e Favela em Pauta, que já integravam o projeto.
O conteúdo semanal desvenda notícias falsas compartilhadas nas redes sociais. Já são sete episódios publicados nos perfis no Instagram da Lupa, do Voz das Comunidades e do Favela em Pauta. A partir desta quinta-feira (29), o conteúdo também estará no Maré de Notícias. Os comunicadores Matheus Affonso e Thaís Cavalcante fazem a checagem e a apresentação do programa, sob supervisão editorial de Dani Moura e da equipe da Lupa.
“Neste ano de eleições, temos a oportunidade de ter um contraponto, uma checagem de informações que pode fazer diferença no resultado. É de extrema importância que isso seja feito nas periferias e favelas com uma linguagem que possa tocar essa população”, afirma Dani Moura, coordenadora do Maré de Notícias.
O Maré de Notícias é um dos maiores jornais comunitários do país e existe há 10 anos para oferecer informação de qualidade, reforçar direitos e resgatar a memória local das 16 favelas que compõem a Maré. Distribui, mensalmente, 50 mil jornais para todas as favelas da Maré e oferece outros conteúdos inéditos na sua versão online, somando mais de 4 mil visitas mensais em seu portal de notícias.
“Em poucas semanas de exibição, o ‘Caiu na Rede’ mostrou que a voz da favela tem poder. Ganhar o apoio de mais um coletivo como o Maré de Notícias só nos dá mais força e coragem nessa batalha contra a desinformação”, diz Douglas Silveira, diretor de Educação da Agência Lupa.
A união desses coletivos de jornalismo comunitário com a Agência Lupa contribui no combate à desinformação local e nacionalmente. Por isso, o objetivo do projeto Caiu na rede: é fake? -que tem o apoio inicial da Fundação Heinrich Böll Brasil - é continuar expandindo a iniciativa para outros coletivos, no Rio ou em outros estados do Brasil.
O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos
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