A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que ‘partidos de esquerda’ organizaram Marcha para Satanás

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
29.out.2020 | 16h24 |

Circula pelas redes sociais um vídeo de manifestantes xingando políticos brasileiros – como o deputado federal Eduardo Cunha – e gritando “Satã é nosso rei”. Segundo a legenda que acompanha a gravação, o protesto teria sido convocado por “partidos de esquerda” e cita as seguintes siglas: Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e Rede Sustentabilidade (Rede). Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

*Você católico, evangélico, cristão…* *Você que vota nos partidos de esquerda!* *Olha aí a galera do PT, PC do B, PSOL, Rede… fazendo uma passeata e cantando:* *- “hei, hei, hei, Satã é nosso Rei”…* *- “Ei Jesus, vai tomar no C.”…* Revoltante

Legenda de vídeo compartilhado no Facebook que, até às 13h do dia 29 de outubro de 2020, tinha sido compartilhado mais de 1,3 mil pessoas no Facebook 

FALSO

O protesto divulgado em vídeo não foi convocado pelos partidos PT, PCdoB, PSOL e Rede. Na verdade, a gravação mostra a  “Marcha para Satanás”, evento organizado por uma página do Facebook. Embora cite políticos brasileiros, o ato não teve o apoio dos partidos de esquerda. Em 2016, 3,5 mil pessoas confirmaram presença  no evento pela rede social e registros do protesto podem ser vistos no site da Veja SP e no UOL.

Vale mencionar ainda que a página que organizou a marcha alertou os manifestantes que o ato não iria ter qualquer tipo de adoração a Satã. “É apenas um protesto irônico contra a influência religiosa em todas as esferas do Estado ‘laico’ e os desdobramentos absurdos dela.”

A Lupa procurou os partidos mencionados na legenda do vídeo. As assessorias de imprensa do PT, PCdoB, PSOL e Rede desmentiram a informação que circula pelas redes e afirmaram que seus respectivos partidos não tem relação com a manifestação mostrada na gravação.

Esse boato também foi desmentido pelo Estadão Verifica.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo