A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

DuvidoLogoPenso: LupaEducação lança programa para apoiar trabalho de educação midiática em escolas

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
30.out.2020 | 17h08 |

O programa LupaEducação, braço de educação midiática da Agência Lupa, lança na próxima sexta-feira o DuvidoLogoPenso – comunicação e educação midiática. A parceria com a startup de soluções pedagógicas Evolve vai disponibilizar a professores e alunos materiais para trabalhos interdisciplinares sobre temas da atualidade. No lançamento da ação, a primeira trilha pedagógica do projeto, que aborda a temática eleitoral, estará disponível gratuitamente no site da Evolve.

No evento de lançamento, ao vivo no YouTube da Lupa, o diretor de Educação da Lupa, Douglas Silveira, o professor do LupaEducação, Raphael Kapa, e os professores Paulo Azevedo e Antonio Carlos Martinho Junior, da Evolve, apresentarão a trilha Como a desinformação impacta as eleições e como combatê-la? Para se inscrever no evento online e gratuito clique aqui

“Esse novo projeto do LupaEducação não é só mais uma ação, mas um reposicionamento do nosso braço educativo. Temos prática em uso de diferentes plataformas tecnológicas e expertise com temas que aparecem nos noticiários. Vamos agora somar esse trabalho de comunicação às práticas pedagógicas de professores e educadores para levar material de qualidade para o máximo de alunos possível”, afirma Silveira.

Na live de lançamento do DuvidoLogoPenso, os professores irão indicar como é possível trabalhar o material em sala de aula e apresentar resultados de escolas de ensino básico que já aplicam a metodologia. O conteúdo trata de questões conhecidas como mitos eleitorais, que envolvem, por exemplo, ideias equivocadas sobre anulação de eleições, contagem de votos brancos e nulos entre outras. Para o professor Paulo Azevedo, um dos formuladores da trilha e integrante da Evolve, esse material é fundamental para a formação do aluno como um ser crítico.

“Por meio das trilhas de aprendizagem, o projeto oferece mecanismos que possibilitam outras formas de ler e interpretar as informações compartilhadas nas redes sociais. Apinhado de reflexão, o material busca a emancipação do sujeito frente às desinformações. Isto é realizado através de propostas de auto análise das práticas dos sujeitos para contribuir no processo da autonomia da cultura de checadores de notícias”, afirma Azevedo.

Cinco exemplares do livro “Educação Midiática – Para uma Democracia Digital”, lançado este mês também pelo professor Kapa com Wendel Freire e Cristiane Parente, também serão sorteados entre os espectadores que se inscreverem aqui

O evento online de lançamento do DuvidoLogoPenso será na próxima sexta-feira, 6 de novembro, às 16h, horário de Brasília, ao vivo no Youtube da Agência Lupa e aberto a todo o público. Nos vemos lá! 

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo