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#Verificamos: É falso que campanha de Manuela D’Ávila pagou por pesquisa divulgada na imprensa no dia 23

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
30.out.2020 | 19h01 |

Circula pelas redes sociais que Manuela D’Ávila (PCdoB), candidata à prefeitura de Porto Alegre, pagou R$ 255 mil ao Instituto Methodus por pesquisa de intenção de voto divulgada na semana passada. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Pesquisa Methodus aponta Manuela na frente em todos cenários de segundo turno
FRAUDE NAS PESQUISAS
Manuela pagou 255 mil reais ao instituto Methodus pela última pesquisa
Assim é fácil estar na frente…”

Texto em imagem publicada no Facebook que, até as 16h dia 30 de outubro de 2020, tinha sido compartilhado 640 vezes

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa.  Embora a candidata Manuela D’Ávila tenha o Instituto Methodus listado entre os fornecedores da campanha eleitoral para prefeitura de Porto Alegre, ao custo de R$ 255 mil, não é verdade que a pesquisa de intenção de voto divulgada pelo site Sul 21 no dia 23 de outubro tenha sido paga pela candidata.

A pesquisa de intenção de voto mencionada no post, publicada originalmente no jornal Correio do Povo no dia 23, é quantitativa e foi bancada pelo próprio Instituto, conforme consta no registro de pesquisas do TSE (registro RS-05480/2020), ao custo de R$ 12 mil. Por telefone, o porta-voz da empresa afirmou que tem parceria de longa data com o jornal para divulgação de pesquisas eleitorais. 

O porta-voz do Instituto também explicou que é praxe que candidatos contratem empresas para realização de estudos qualitativos e, dessa forma, possam definir as estratégias de campanha. Foi o caso, segundo o porta-voz, da candidatura de Manuela. 

O próprio site da empresa lista vários partidos políticos entre os clientes. Entre eles está o PSDB, do prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan Júnior, o PTB, de José Fortunati, e o MDB, de Sebastião Melo. São esses os três adversários de Manuela nos cenários de segundo turno apresentados na pesquisa.

Além de Manuela, Fernanda Melchionna (PSOL) também tem o Instituto Methodus na lista de fornecedores. Além delas, outros quatro dos 13 concorrentes da capital gaúcha investiram em empresas especializadas em pesquisa. É o caso de Fortunati, Melo, Gustavo Paim (PP) e João Derly (Republicanos).

Procurada pela Lupa, a assessoria de comunicação de Manuela D’Ávila informou, em nota via WhatsApp, que contratou o instituto para fazer pesquisa qualitativa interna, “o que nada tem a ver com as pesquisas encomendadas e divulgadas pelos veículos de imprensa”.

Nota: ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

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