Tem certeza que deseja sair da sua conta?

Palmas: Tiago Amastha Andrino e Vanda Monteiro criticam a atual gestão de Palmas

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
02.nov.2020 | 12h00 |

Os candidatos à prefeitura de Palmas Tiago Amastha Andrino (PSB) e Vanda Monteiro (PSL), ocupam a quarta posição na pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Ibope em 22 de outubro de 2020. Ambos fazem críticas à atual prefeita e candidata à reeleição, Cinthia Ribeiro (PSDB). A Lupa analisou algumas de suas falas. A checagem faz parte do projeto Democracia Digital, no qual jornalistas de todas as capitais do Brasil verificam discursos dos quatro candidatos melhores colocados nas pesquisas de intenção de voto em 2020.

Eli Borges (Solidariedade), Professor Júnior Geo (PROS) e Cinthia Ribeiro (PSDB) — terceiro, segundo e primeiro em intenções de voto na mesma pesquisa — também tiveram falas analisadas, e o resultado dessas verificações será publicado nos dias 6, 9 e 13 de novembro, respectivamente.

Confira o grau de veracidade do que disseram Tiago Amastha Andrino e Vanda Monteiro:

Tiago Amastha Andrino (PSB)

“(…) ela [Cinthia Ribeiro] fechou aqui (…) com apenas um caso [de Covid-19]”
Tiago Amastha Andrino (PSB), candidato a prefeito de Palmas, em entrevista para a Record TV, em 27 de outubro de 2020

VERDADEIRO

A prefeitura de Palmas decretou o fechamento de bares, restaurantes, academias, shoppings e do comércio de forma geral na capital no dia 19 de março, como resposta à confirmação do primeiro caso do novo coronavírus. A situação de emergência em saúde pública já havia sido decretada no dia 14 de março, estabelecendo uma série de medidas estratégicas de enfrentamento à doença.


“Nós já estamos em segundo lugar [sobre a pesquisa de intenção de voto]”
Tiago Amastha Andrino (PSB), candidato a prefeito de Palmas, em vídeo publicado no seu perfil do Instagram, em 28 de outubro de 2020

EXAGERADO

De acordo com pesquisa Ibope do dia 22 de outubro, Amastha estava na quarta posição, empatado com Vanda, ambos com 7% das intenções de voto. O segundo colocado, Professor Júnior Geo (PROS), tem 12%. Como a margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais (p.p), pode ser considerado empate técnico de Amastha com o segundo colocado.

No entanto, a pesquisa de intenção de votos do instituto RealTime Big Data, solicitada pelo canal CNN Brasil e divulgada em 23 de outubro também mostra o candidato em quarto lugar, com 7% das intenções de voto. Nesta pesquisa, a margem de erro é de 3p.p, o que não permite a leitura de que Amastha estaria tecnicamente em segundo lugar.

Procurada pela Lupa, a assessoria do candidato disse que Tiago se referia a pesquisas internas do partido. 


Vanda Monteiro (PSL)

“Não foi feito (…) um hospital de campanha [para enfrentamento da pandemia de Covid-19]”
Vanda Monteiro (PSL), candidata a prefeita de Palmas, em entrevista para Cleber Toledo (12min20), em 27 de outubro de 2020

VERDADEIRO, MAS

A cidade de Palmas não construiu hospitais de campanha durante a pandemia de Covid-19. Mas a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) afirmou que colocou à disposição do Estado espaços públicos de Palmas para a obra. Mais de 30 unidades de saúde foram adaptadas para atender pacientes da doença. 

A gestão também destinou recursos para a compra de equipamentos hospitalares para o combate da Covid-19 e a contratação de empresas para trabalhar em leitos de UTI destinados a pacientes com a doença.


“Araguaína, que tem a metade do recurso que nossa capital tem [Palmas], tem um hospital municipal”
Vanda Monteiro (PSL), candidata a prefeita de Palmas, em entrevista para o Cidade Alerta Tocantins (3min40), em 30 de outubro de 2020

VERDADEIRO

De acordo com o IBGE, em 2017, Palmas teve R$ 1.125.053,02 em receitas realizadas. Já em Araguaína, o valor referente às receitas realizadas foi de R$ 427.808,78, no mesmo ano. O montante referido é, de fato, menos da metade do valor contabilizado em Palmas. 

Araguaína inaugurou, em 2009, o Hospital Municipal de Araguaína Dr. Eduardo Medrado. Palmas não tem hospital municipal.

Nota da redação: O projeto Democracia Digital é uma iniciativa da Lupa, do Instituto de Tecnologia & Equidade (IT&E) e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, com apoio do WhastApp e dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o Brasil. As checagens produzidas são distribuídas gratuitamente a rádios universitárias do país, com apoio do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Editado por: Marcela Duarte e Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo