Tem certeza que deseja sair da sua conta?

Aracaju: Delegada Danielle erra dados em sua proposta de governo

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
03.nov.2020 | 10h00 |

A candidata à prefeitura de Aracaju Delegada Danielle (Cidadania) ocupa a segunda posição na pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Ibope em 22 de outubro. Ela registrou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma proposta de governo, que se divide em quatro eixos: eficiência e transparência; cidade sustentável; desenvolvimento, emprego e renda; além de inclusão e dignidade. A Lupa analisou algumas das informações apresentadas no documento. A checagem faz parte do projeto Democracia Digital, no qual jornalistas de todas as capitais do Brasil verificam discursos dos quatro candidatos mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto em 2020.

Márcio Macêdo (PT) e Rodrigo Valadares (PTB) – quarto e terceiro colocados na disputa – tiveram falas checadas e publicadas em 27 de outubro e 29 de outubro, respectivamente. Edvaldo (PDT) também teve falas analisadas, e o resultado dessa verificação será publicado no dia 5 de novembro.

Confira o grau de veracidade do plano de governo de Delegada Danielle:

“Na Escala Brasil Transparente, divulgada pelo Ministério Público Federal em dezembro de 2018 (…), no ranking dos municípios nacional, a capital do estado ficou no 869º lugar”
Delegada Danielle (Cidadania), candidata a prefeita de Aracaju, em sua proposta de governo registrada no TSE em 2020

FALSO

Aracaju ocupou a 390ª posição na Escala Brasil Transparente – Avaliação 360º. O estudo foi divulgado pelo Ministério da Transparência e pela Controladoria-Geral da União (CGU) em 12 de dezembro de 2018. Os resultados foram revisados e divulgados em 28 de fevereiro de 2019, deixando a capital sergipana em 394º lugar, com mesma nota.

O levantamento avaliou o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) e de outras regras sobre transparência em municípios com mais de 50 mil habitantes. Diferentemente das três anteriores, essa edição avaliou, além da transparência passiva, a ativa. A transparência passiva se relaciona à disponibilização de canais para contato e atendimento de solicitações, enquanto a transparência ativa se refere à publicação espontânea de informações na internet.

Procurada, a assessoria da Delegada Danielle disse que houve um erro de digitação, referindo-se do 896º lugar. No entanto, esse dado consta da 3ª edição da Escala Brasil Transparente, divulgada em 2017, e não em 2018.


“[…] a cidade [Aracaju] apresenta 95 aglomerados subnormais”
Delegada Danielle (Cidadania), candidata a prefeita de Aracaju, em sua proposta de governo registrada no TSE em 2020

VERDADEIRO

De acordo com os resultados preliminares do mapeamento dos Aglomerados Subnormais de 2019, divulgado pelo IBGE neste ano, Aracaju possui 95 aglomerados subnormais, caracterizados pela ocupação irregular de terrenos urbanos para fins de habitação e pela falta de serviços públicos essenciais. São também chamados de favelas, comunidades, grotas, palafitas, invasões, ressacas, etc.

O IBGE antecipou o lançamento dos resultados como forma de dar à sociedade informações que possam ajudar no enfrentamento da pandemia de Covid-19. As informações preliminares poderão sofrer ajustes, pois os resultados definitivos serão liberados somente após a realização Censo 2021. Segundo o último Censo do IBGE (2010), a cidade de Aracaju possuía 28 aglomerados subnormais.


“A base da economia de Aracaju é o setor de comércio e serviços, que juntos […] representam cerca de 80% do PIB da cidade”
Delegada Danielle (Cidadania), candidata a prefeita de Aracaju, em sua proposta de governo registrada no TSE em 2020

EXAGERADO

O setor de serviços – que já inclui o comércio – representa aproximadamente 64,97% do PIB (Produto Interno Bruto) de Aracaju, conforme os dados mais recentes do IBGE, de 2017

Além de serviços, outras três atividade econômicas compõem o PIB: agropecuária; indústria; administração, defesa, educação e saúde públicas e seguridade social. Em Aracaju, eles representam 0,02%, 15,73% e 19,28%, respectivamente.

Procurada, a assessoria da candidata afirmou que o setor de serviço somado ao de administração correspondem a mais de 80% do PIB aracajuano.

Nota da redação: O projeto Democracia Digital é uma iniciativa da Lupa, do Instituto de Tecnologia & Equidade (IT&E) e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, com apoio do WhastApp e dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o Brasil. As checagens produzidas são distribuídas gratuitamente a rádios universitárias do país, com apoio do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Editado por: Marcela Duarte e Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo