Tem certeza que deseja sair da sua conta?
Reprodução
Reprodução

Na sabatina Folha/UOL, França erra sobre creches, moradores de rua e auxílio-emergencial

Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
03.nov.2020 | 12h41 |

Seguindo a série de sabatinas da Folha de S.Paulo e do UOL com os candidatos à prefeitura de São Paulo, Márcio França (PSB) foi entrevistado nesta terça-feira (3). O ex-governador errou ao comentar a demanda por creches na capital paulista e também exagerou informações sobre moradores de rua e sobre o total de paulistanos recebendo o auxílio-emergencial do governo federal durante a pandemia. A Lupa checou, ao vivo, as falas de França. Veja o resultado:

“Como já fiz no governo do Estado, pela Univesp com EAD [Ensino a Distância], saiu de 3 mil alunos para 50 mil alunos em oito meses”
Márcio França (PSB), candidato a prefeito de São Paulo, na sabatina feita pela Folha de S.Paulo, em parceria com o UOL, em 3 de novembro de 2020

FALSO

Em 2017, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) tinha 19 mil alunos. Márcio França assumiu o governo do estado em abril de 2018. Naquele ano, a Univesp realizou dois vestibulares, que ofereceram 42 mil vagas e resultaram em cerca de 38 mil matrículas na graduação (página 7). Portanto, nos oito meses de governo de França, o número de estudantes não subiu de 3 mil para 50 mil.

Em 2015, quando França acumulava a função de vice-governador com a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, a Univesp ofereceu no vestibular 2.034 vagas; Já o curso de Tecnologia em Gestão Empresarial EAD, elaborado e produzido pela Univesp com o Centro de Paulo Souza, ofereceu, naquele ano, 3.960 vagas. 

Em nota, a assessoria de França diz que o número citado por ele leva em consideração o período no qual França foi secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.


“Hoje nós temos 18 mil crianças sem creche”

Márcio França (PSB), candidato a prefeito de São Paulo, na sabatina feita pela Folha de S.Paulo, em parceria com o UOL, em 3 de novembro de 2020

FALSO

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, em setembro de 2020, último dado disponível, a demanda por vagas em creche na cidade de São Paulo era de 6.670. Desses, 2.771 pais aguardavam a vaga há mais de 30 dias. Já a fila para pré-escola está, atualmente, zerada. As creches recebem crianças de 0 a 3 anos, e a pré-escola crianças de 4 e 5.

Em nota, a assessoria do candidato disse que ele se baseou em “dados da própria Secretaria Municipal de Educação obtidos via Lei de Acesso à Informação em agosto deste ano”. Ele diz, ainda, que a pandemia gerou “distorções” nesse número.


“Aqui em São Paulo, nós estamos com 2,7 milhões de pessoas vivendo com os tais R$ 600 que viraram R$ 300 [do auxílio emergencial]”

Márcio França (PSB), candidato a prefeito de São Paulo, na sabatina feita pela Folha de S.Paulo, em parceria com o UOL, em 3 de novembro de 2020

EXAGERADO

Os dados do Portal da Transparência mostram que 2,4 milhões de pessoas receberam uma parcela do auxílio emergencial na cidade de São Paulo em agosto (dado mais recente disponível no site). O número citado por França é 12,5% maior do que o real. 

Ao longo de toda a pandemia, 3,4 milhões de pessoas (3.493.270) receberam o auxílio emergencial na capital paulista entre os meses de abril, quando começou o pagamento do benefício, e agosto deste ano. 


“Estamos com 30 mil, 28 mil e poucas pessoas [morando na rua]”
Márcio França (PSB), candidato a prefeito de São Paulo, na sabatina feita pela Folha de S.Paulo, em parceria com o UOL, em 3 de novembro de 2020

EXAGERADO

O último Censo da População em Situação de Rua, feito em 2019 pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, contabilizou  24.344 pessoas nessa situação na cidade de São Paulo, um aumento de 53% em relação a 2015, quando o número era de 15.905.

Em nota, a assessoria do candidato diz que o censo “traz uma informação estimada e foi feito por amostragem”, e que não reflete “a situação de pessoas que vivem debaixo de viadutos ou que foram alvo de despejos e desocupações especialmente durante a grave crise econômica acentuada pela pandemia”.


“O Boulos está filiado há um ano, dois, nem sei. Recém-filiado”

Márcio França (PSB), candidato a prefeito de São Paulo, na sabatina feita pela Folha de S.Paulo, em parceria com o UOL, em 3 de novembro de 2020

VERDADEIRO

Guilherme Boulos filiou-se ao PSOL em março de 2018, ano em que concorreu à Presidência da República pelo partido. Antes disso, o historiador militou na UJC (União Juventude Comunista), no MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) e no MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), mas não tinha se filiado a nenhum partido político formal. 


“Na última eleição de governador aqui na capital, a gente ganhou com quase 1 milhão de votos à frente do Dória”

Márcio França (PSB), candidato a prefeito de São Paulo, na sabatina feita pela Folha de S.Paulo, em parceria com o UOL, em 3 de novembro de 2020

VERDADEIRO

No segundo turno da eleição para governador de São Paulo de 2018, França recebeu 3.393.092 votos de eleitores da capital paulista, contra 2.447.309 de João Dória (PSDB), uma diferença de 945.783 votos. No primeiro turno do período eleitoral, porém, Dória conquistou 231.720 votos a mais que França, considerando apenas o município de São Paulo. 


“Eu fui reeleito com 93% dos votos como prefeito”
Márcio França (PSB), candidato a prefeito de São Paulo, na sabatina feita pela Folha de S.Paulo, em parceria com o UOL, em 3 de novembro de 2020

VERDADEIRO

França foi eleito prefeito da cidade de São Vicente duas vezes, em 1996 e 2000. Na primeira eleição, ele venceu com 44,33% dos votos válidos. Na segunda, foi reeleito com 93%.


“São Paulo recebeu durante a pandemia mais de R$ 1 bilhão em recursos que vieram do governo federal”

Márcio França (PSB), candidato a prefeito de São Paulo, na sabatina feita pela Folha de S.Paulo, em parceria com o UOL, em 3 de novembro de 2020

VERDADEIRO

Segundo o Monitoramento dos Gastos da União com Combate à Covid-19, do Tesouro Nacional, a cidade de São Paulo recebeu do governo federal R$ 1,39 bilhão de auxílio financeiro. 

Editado por: Chico Marés e Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo