Tem certeza que deseja sair da sua conta?

Florianópolis: Pedrão erra sobre construção de casas populares

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
04.nov.2020 | 10h00 |

O candidato à prefeitura de Florianópolis Pedrão (PL) ocupa a terceira posição na pesquisa de intenção de votos divulgada pelo Ibope em 5 de outubro de 2020. Em sua campanha, tem dados declarações sobre política habitacional, saneamento e outros assuntos. A Lupa analisou algumas de suas falas. A checagem faz parte do projeto Democracia Digital, no qual jornalistas de todas as capitais do Brasil verificam discursos dos quatro candidatos mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto em 2020.

Gean Loureiro (DEM) e Angela Amin (PP) — segundo e primeiro em intenções de voto na mesma pesquisa — também tiveram suas falas analisadas, e o resultado dessas verificações será publicado nos dias 6 e 13 de novembro. Professor Elson (PSOL), quarto colocado na disputa, teve falas checadas e publicadas em 2 de novembro.

Confira o grau de veracidade do que disse Pedrão:

“Florianópolis, nos últimos quatro anos, construiu apenas uma casa popular”
Pedrão (PL), candidato a prefeito de Florianópolis, em entrevista ao programa Balanço Geral da NDTV em 19 de outubro de 2020

FALSO

Segundo a prefeitura de Florianópolis, em abril de 2018, foi entregue o primeiro empreendimento habitacional de interesse social do programa Minha Casa Minha Vida, que contemplou 78 famílias. Apesar de o programa ser do governo federal, tem participação das prefeituras. Nesse caso, a prefeitura de Florianópolis foi responsável pelo projeto, cadastro e seleção das famílias beneficiadas.

Procurada, a assessoria do candidato destacou a ausência de transparência nos dados e ações da prefeitura, que ocupa a 23º posição no ranking das 26 capitais avaliadas pela Escala Brasil Transparente.


“Enquanto vereador, fiz 14 emendas num projeto que estava paralisado desde 2015 na Câmara, que é o Projeto Sapiens”
Pedrão (PL), candidato a prefeito de Florianópolis, em entrevista ao programa Balanço Geral da NDTV em 19 de outubro de 2020

VERDADEIRO

Pedrão refere-se ao projeto de lei complementar 1504/2015, de autoria do então prefeito Cesar Souza Júnior. O projeto visava à criação de incentivos fiscais destinados a atrair empresas startups e outras iniciativas de economia criativa para o Centro Histórico de Florianópolis. Em 8 de maio de 2019, o então vereador Pedrão incluiu 14 emendas ao projeto (páginas 57 a 61), que ofereciam, entre outros, a isenção de IPTU a empreendedores e ampliavam as atividades econômicas que poderiam se beneficiar dos incentivos fiscais.


“A Casan opera na cidade há mais de 40 anos”
Pedrão (PL), candidato a prefeito de Florianópolis, em postagem no Facebook em 23 de outubro de 2020

VERDADEIRO

Em Florianópolis, as atividades ligadas ao saneamento básico e abastecimento de água estão sob a responsabilidade operacional da Companhia de Águas e Saneamento de Santa Catarina (Casan), criada em 2 de julho de 1971 e que tem contrato de concessão até 2032.

Nota da redação: O projeto Democracia Digital é uma iniciativa da Lupa, do Instituto de Tecnologia & Equidade (IT&E) e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, com apoio do WhatsApp e dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o Brasil. As checagens produzidas são distribuídas gratuitamente a rádios universitárias do país, com apoio do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Editado por: Marcela Duarte

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo