Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: Apuração de votos nos Estados Unidos não foi interrompida pela imprensa ou pelo partido Democrata

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
04.nov.2020 | 15h46 |

Circula nas redes sociais que a imprensa e o partido Democrata teriam interrompido a contagem de votos “no momento em que Trump virou o placar”. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira o trabalho de verificação da Lupa:

“Partido Democrata e imprensa interrompem contagem de votos no momento em que Trump virou o placar e iria comemorar a vitória. (…)”
Imagem publicada no Facebook que, até as 14h do dia 04 de novembro, foi compartilhada por 291 pessoas

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A apuração da eleição americana para presidente não foi interrompida pelo partido Democrata ou pela imprensa. Os estados norte-americanos têm cronogramas diferentes para contabilizar os votos que foram enviados pelo correio – o número foi recorde neste ano, em virtude da pandemia da Covid-19. No Michigan, na Pensilvânia e em Wisconsin, por exemplo, os votos enviados com antecedência só começaram a ser contados na última terça-feira (3), dia da eleição, o que gera uma atraso no resultado. 

Até as 14h desta quarta-feira (4), oito estados ainda continuavam a contagem – quatro deles liderados por Biden e outros quatro por Trump. Ainda que o republicano tenha assumido a dianteira em alguns dos estados restantes, ainda faltava apurar ao menos 3 milhões de votos. 

Durante a madrugada, Trump fez um discurso na Casa Branca em que afirmou já ter vencido a eleição. Ele também sugeriu que as contagens deveriam parar. “Nós queremos que todos os votos parem. Nós não queremos que eles [democratas] encontrem votos enviados pelo correio às 4 horas da manhã e os coloquem na lista [de contagem]”, disse. 

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo