A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É falso que Guilherme Boulos seja dono de um jatinho

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
04.nov.2020 | 16h06 |

Circula pelas redes sociais uma foto em que Guilherme Boulos (PSOL), candidato à prefeitura de São Paulo, aparece entrando em um jatinho. A publicação sugere que a aeronave pertence ao político, que também é militante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“BOULOS, SEM TETO MAS COM JATINHO”

Texto em imagem publicada no Facebook que, até as 14h do dia 4 de novembro de 2020, tinha sido compartilhada 4 mil vezes

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Embora a foto que mostra Guilherme Boulos entrando em um jatinho seja real, não é verdade que ele seja dono da aeronave, como sugere a publicação. A cena foi retratada no dia 14 de agosto deste ano, quando o advogado Walfrido Warde, presidente do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE), pediu ao candidato que o acompanhasse para uma reunião da instituição fora da cidade de São Paulo. Boulos é professor e assina uma coluna no site do IREE.

Na época, o advogado afirmou, pelo Twitter, que o convite para Boulos acompanhá-lo na viagem se deu “por razões de saúde, em vista do risco que corro por conta de comorbidades”. Também disse que o jatinho tinha sido alugado. O político também se manifestou sobre a foto pelas redes sociais, afirmando que se tratava de uma “fake news” criada pela “milícia digital bolsonarista”.

Além disso, no detalhamento de bens do candidato publicado no TSE, não há nenhuma aeronave listada. O deputado declarou ser dono apenas de um carro avaliado em R$ 15,4 mil e informou ter um saldo de R$ 579 em uma conta bancária.  

Esse conteúdo também foi verificado pelo Boatos.org.

Nota: ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

 

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo