Tem certeza que deseja sair da sua conta?

Belém: Thiago Araújo erra ao usar dados desatualizados de desemprego

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
05.nov.2020 | 16h05 |

O candidato à prefeitura de Belém Thiago Araújo (Cidadania) ocupa a terceira posição na pesquisa de intenção de voto do Ibope divulgada no dia 24 de outubro. Ele tem dado entrevistas e se manifestado em suas redes sociais. A Lupa analisou algumas de suas falas. A checagem faz parte do projeto Democracia Digital, no qual jornalistas de todas as capitais do Brasil verificam discursos dos quatro candidatos melhores colocados nas pesquisas de intenção de voto em 2020.

Priante (MDB) e Edmilson Rodrigues (PSOL) — segundo e primeiro em intenções de voto na mesma pesquisa — também tiveram falas analisadas, e o resultado dessas verificações será publicado nos dias 11 e 14 de novembro, respectivamente. Delegado Eguchi (Patriota), quarto colocado na disputa, teve falas checadas e publicadas em 3 de novembro.

Confira o grau de veracidade do que disse Thiago:

“Fui vereador de Belém. Estou no meu segundo mandato como deputado estadual. No meu terceiro mandato político”
Thiago Araújo (Cidadania), candidato a prefeito de Belém, em live do site Ver-o-Fato em 9 de outubro de 2020

VERDADEIRO

Thiago Araújo foi eleito vereador de Belém em 2012, quando tinha 20 anos. Em 2014, concorreu a deputado estadual e foi eleito. Quatro anos depois, em 2018, foi reeleito em 2018 para o mesmo cargo.


“A pandemia do novo coronavírus nos deixou um déficit de 1,5 mil vagas de desemprego, de empregos formais na nossa cidade”
Thiago Araújo (Cidadania), candidato a prefeito de Belém, no programa Barra Pesada, da TV RBA, em 26 de outubro de 2020

FALSO

De janeiro a setembro de 2020, a cidade de Belém teve um saldo positivo de 1.339 postos de trabalho. Os dados são do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) (tabela 4) e estavam disponíveis no momento da entrevista.

Procurada, a assessoria do candidato informou que o candidato utiliza dados do Dieese do período de janeiro a julho, pois são os dados que constam em seu plano de governo, editado em agosto.


“Em Belém, cerca de 39% da nossa população sobrevive na nossa cidade em situação de vulnerabilidade social, tendo uma renda de menos de R$ 400 por mês”
Thiago Araújo (Cidadania), candidato a prefeito de Belém, no programa Barra Pesada, da TV RBA, em 26 de outubro de 2020

VERDADEIRO

De acordo com o levantamento do IBGE (2010), 39% da população de Belém tem renda mensal per capita inferior a meio salário mínimo.

Nota da redação: O projeto Democracia Digital é uma iniciativa da Lupa, do Instituto de Tecnologia & Equidade (IT&E) e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, com apoio do WhatsApp e dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o Brasil. As checagens produzidas são distribuídas gratuitamente a rádios universitárias do país, com apoio do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Editado por: Marcela Duarte e Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo