Tem certeza que deseja sair da sua conta?

Macapá: Dr Furlan cita informações falsas sobre saúde e desemprego

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
06.nov.2020 | 10h30 |

O candidato à prefeitura de Macapá Dr Furlan (Cidadania) ocupa a terceira posição na pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Ibope em 28 de outubro de 2020, empatado com Patricia Ferraz (Podemos). Em sua campanha, Furlan tem participado de entrevistas para divulgar suas propostas. A Lupa analisou algumas de suas falas. A checagem faz parte do projeto Democracia Digital, no qual jornalistas de todas as capitais do Brasil verificam discursos dos quatro candidatos melhores colocados nas pesquisas de intenção de voto em 2020.

Patrícia Ferraz (Podemos), que está empatada na terceira posição com Dr Furlan, também teve falas checadas e publicadas em 6 de outubro. Capi (PSB) e Josiel Alcolumbre (DEM) —  segundo e primeiro em intenções de voto na mesma pesquisa — também tiveram falas analisadas, e o resultado dessas verificações será publicado nos dias 10 e 13 de novembro, respectivamente.

Confira o grau de veracidade do que disse Dr Furlan:

“O estado do Amapá tem como segunda atividade que mais gera emprego e renda é o comércio”
Dr Furlan (Cidadania), candidato a prefeito de Macapá, em entrevista na Fecomércio AP em 7 de outubro de 2020

VERDADEIRO

Segundo a divulgação mais recente do Produto Interno Bruto dos Municípios, em 2017, o comércio representava 12,4% do valor adicionado bruto, a segunda maior participação no PIB do Amapá. A atividade econômica mais presente no estado é o serviço público, que representa 46,2%.

No PIB dos Municípios são apresentados os valores adicionados brutos dos três grandes setores de atividade econômica: Agropecuária, Indústria e Serviços. No Amapá, o setor de maior relevância é o de serviços, que representa 87,2% da economia estadual, seguido por Indústria  (10,7%) e Agropecuária (2,1%).


“O Ideb, mais uma vez, não atingimos a nota almejada”
Dr Furlan (Cidadania), candidato a prefeito de Macapá, em entrevista ao programa Sobremesa, da 102 FM, em 19 de outubro de 2020

VERDADEIRO

A educação municipal de Macapá não atingiu a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2019, último resultado disponível. Nos anos iniciais do ensino fundamental, Macapá obteve nota 5, abaixo da meta projetada para o ano, que era 5,4. Desde 2011, Macapá não atinge as metas do Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental.

O Amapá também não atingiu as metas propostas, tendo obtido nota 4,9 (página 14), sendo o único estado da região norte abaixo da meta nos anos iniciais do ensino fundamental.


“Macapá é a única capital do país que não tem pronto-socorro”
Dr Furlan (Cidadania), candidato a prefeito de Macapá, em entrevista ao programa Luiz Melo Entrevista em 21 de outubro de 2020

FALSO

De acordo com dados do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde do Brasil, do Ministério da Saúde, em setembro de 2020, além de Macapá, mais 15 capitais não tinham pronto-socorro geral.

Por definição do ministério, pronto-socorro geral é uma unidade destinada à prestação de assistência a pacientes com ou sem risco de vida, cujos agravos necessitam de atendimento imediato. Em toda a região Norte, apenas Belém, no Pará, possui um pronto-socorro geral.

Procurado, o candidato não respondeu. O estado do Amapá enfrenta um apagão há mais de três dias.


“O Amapá, como um todo, tem a maior taxa de desemprego do país”
Dr Furlan (Cidadania), candidato a prefeito de Macapá, em entrevista ao programa Luiz Melo Entrevista em 21 de outubro de 2020

FALSO

De acordo com o resultado mais recente da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral, a taxa de desocupação do Amapá foi de 11,4% no 2º trimestre de 2020, a 21º maior do Brasil entre as 27 unidades da federação. A Bahia foi o estado com a maior taxa do país.

A taxa de desocupação do Amapá no 1ª trimestre de 2020 era de 17,2%, a segunda maior do país, caindo 5,8 pontos percentuais do 1ª trimestre para o 2ª trimestre.

Procurado, o candidato não respondeu. O estado do Amapá enfrenta um apagão há mais de três dias.

Nota da redação: O projeto Democracia Digital é uma iniciativa da Lupa, do Instituto de Tecnologia & Equidade (IT&E) e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, com apoio do WhatsApp e dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o Brasil. As checagens produzidas são distribuídas gratuitamente a rádios universitárias do país, com apoio do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Editado por: Marcela Duarte

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo