Tem certeza que deseja sair da sua conta?

Palmas: Eli Borges cita criação de projeto que não está em seu plano de governo

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
06.nov.2020 | 21h40 |

O candidato à prefeitura de Palmas Eli Borges (Solidariedade) ocupa a terceira posição na pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Ibope em 22 de outubro de 2020. Ele tem participado de debates e concedido entrevistas. A Lupa analisou algumas de suas falas. A checagem faz parte do projeto Democracia Digital, no qual jornalistas de todas as capitais do Brasil verificam discursos dos quatro candidatos melhores colocados nas pesquisas de intenção de voto em 2020.

Professor Júnior Geo (PROS) e Cinthia Ribeiro (PSDB) — segundo e primeiro em intenções de voto na mesma pesquisa — também tiveram falas analisadas, e o resultado dessas verificações será publicado nos dias 9 e 13 de novembro, respectivamente. Tiago Amastha Andrino (PSB) e Vanda Monteiro, empatados em quarto lugar na disputa, tiveram falas checadas e publicadas em 2 de novembro.

Confira o grau de veracidade do que disse Eli Borges:

“Nunca tive auxílio moradia”
Eli Borges (Solidariedade), candidato a prefeito de Palmas, em entrevista ao Cidade Alerta Tocantins em 23 de outubro de 2020

VERDADEIRO, MAS

O site da Câmara dos Deputados mostra que Eli Borges não recebe o auxílio-moradia. Porém, desde 14 de fevereiro de 2019,  após doze dias da posse do seu primeiro mandato na Câmara Federal, o candidato faz uso de um imóvel funcional. Por isso, é impossibilitado de solicitar o auxílio. Visto que, ele “só é pago aos deputados não contemplados com imóvel funcional”.    


“[O orçamento de Palmas] está em torno de quase R$ 1,4 bilhão”
Eli Borges (Solidariedade), candidato a prefeito de Palmas, em entrevista ao Cidade Alerta Tocantins em 23 de outubro de 2020

VERDADEIRO

Segundo atualização no site do Poder Legislativo de Palmas, no dia 31 de dezembro de 2019, a Câmara Municipal aprovou a Lei Orçamentária Anual (LOA). O orçamento aprovado foi no valor de R$ 1,364 bilhão. O documento apresentado aos vereadores recebeu 109 emendas.


“No meu programa de governo, eu vou criar um projeto chamado Produtos Palmas”
Eli Borges (Solidariedade), candidato a prefeito de Palmas, durante debate da TV Norte Tocantins em 31 de outubro de 2020

FALSO

Eli Borges supostamente cita uma de suas propostas presentes no seu programa de governo: Produtos Palmas. O fato aconteceu na réplica da pergunta direcionada para Marcelo Lelis (Partido Verde). Porém, o plano de governo, compartilhado na página do candidato no site DivulgaCand, não apresenta nenhuma proposta relacionada ao que foi dito pelo candidato. Na parte referente ao setor agrícola, tema da pergunta, Borges cita a palavra “Palmas” quatro vezes. Contudo, as menções não correspondem ao suposto projeto.

Procurado, o candidato não respondeu.

Nota da redação: O projeto Democracia Digital é uma iniciativa da Lupa, do Instituto de Tecnologia & Equidade (IT&E) e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, com apoio do WhatsApp e dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o Brasil. As checagens produzidas são distribuídas gratuitamente a rádios universitárias do país, com apoio do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Editado por: Marcela Duarte

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo