Tem certeza que deseja sair da sua conta?
Michael Appleton / Mayoral Photography Office
Michael Appleton / Mayoral Photography Office

#Verificamos: É falso que FBI encontrou urnas em latas de lixo em Michigan, nos EUA

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
06.nov.2020 | 19h00 |

Circula nas redes sociais a reprodução de um post do Instagram com a afirmação de que o FBI, organização dos Estados Unidos semelhante à Polícia Federal, teria encontrado, no estado de Michigan, urnas eleitorais em latas de lixo. Segundo o texto, os investigadores teriam sido alertados que essas urnas seriam queimadas. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

fake_fbi_urnas_lixo

“Em Michigan, centenas de urnas foram encontradas numa lata de lixo onde seriam queimadas. Alertado por pessoas populares, o FBI impediu que o material queimasse e prendeu 8 pessoas. (…)”

Mensagem que aparece em captura de tela compartilhada no WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A foto utilizada na postagem é de 2019 e retrata uma operação realizada pelo FBI na cidade de Saratoga Springs, no estado de Nova York. Na ocasião, os investigadores apreenderam dez caixas com documentos e equipamentos eletrônicos de executivos da empresa Turbine Services. Eles cumpriram o mandado de busca em um processo de violação de propriedade intelectual. 

A imagem original foi publicada no dia 25 de junho de 2019 pelo portal Times Union, da cidade de Albany, em Nova York. A notícia também foi dada pela rede de TV CBS

Por e-mail, a assessoria da Comissão Eleitoral de Michigan comunicou que todas as informações do post do Instagram são falsas. Não foi divulgada pela imprensa dos Estados Unidos nenhuma notícia denunciando o suposto descarte ilegal de urnas eletrônicas em latas de lixo, como mostrado pela foto.

Também verificaram mensagens semelhantes o Estadão Verifica, AFP e Aos Fatos

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo