Tem certeza que deseja sair da sua conta?

Teresina: Fábio Abreu erra número de homicídios de quando assumiu Segurança

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
09.nov.2020 | 20h37 |

O candidato à prefeitura de Teresina Fábio Abreu (PL) ocupa a terceira posição na pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Ibope em 30 de outubro de 2020. Capitão da Polícia Militar, foi deputado federal e assumiu a Secretaria de Segurança Pública do Piauí em 2015, de onde saiu em junho para se candidatar à prefeito. A Lupa analisou algumas de suas falas. A checagem faz parte do projeto Democracia Digital, no qual jornalistas de todas as capitais do Brasil verificam discursos dos quatro candidatos melhores colocados nas pesquisas de intenção de voto em 2020. 

Kleber Montezuma (PSDB) e Dr. Pessoa (MDB) — segundo e primeiro lugar em intenções de voto na mesma pesquisa — também tiveram falas analisadas, e o resultado dessas verificações será publicado nos dias 12 e 14 de novembro, respectivamente. Fábio Novo (PT), quarto lugar em intenção de voto, já teve suas falas analisadas e publicadas no dia 6 de novembro.

Confira o grau de veracidade do que disse Fábio Abreu (PL):

“Nós, enquanto teresinense, não temos a melhor educação do Piauí. Temos alguns municípios que superam esses números do Ideb”
Fábio Abreu (PL), candidato a prefeito de Teresina, em debate da TV Meio Norte em 27 de setembro de 2020

VERDADEIRO

Analisando os dados do Ideb de 2019, Teresina se destaca como um dos municípios piauienses com as melhores notas, tanto nos anos iniciais como nos finais. Contudo, não é o município com os maiores índices.

Em 2019, a nota de Teresina nos anos iniciais foi de 7,4, menor do que o município de Bom Jesus (7,5) e igual ao de Oeiras (7,4).

Em relação aos anos finais, em 2019, o Ideb de Teresina passou para 6,3, mas foi menor do que o Buriti dos Montes (6,5) e de Cocal do Alves (6,4).


“Eu recebi a segurança do Estado em 2015 com dados de 50 ocorrências de homicídio para cada grupo de 100 mil habitantes”
Fábio Abreu (PL), candidato a prefeito de Teresina, em entrevista à TV Cidade Verde em 6 de outubro de 2020

FALSO

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2016, Piauí tinha 21,4 homicídios dolosos para cada 100 mil habitantes em 2014. O número caiu para 19 em 2015. Segundo o Atlas da Violência 2020, em 2014 esse índice era de 22,4 e, em 2015, de 20,3.

A Lupa também checou os dados do Diagnóstico dos Homicídios no Brasil de 2015, do Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Segurança Pública, que aponta que o Piauí tinha uma taxa de homicídio de 20,6.

Em nota, a assessoria de imprensa do candidato afirma que os dados foram retirados do Anuário de Segurança Pública e do Atlas da Violência.


 “Eu fui considerado, na última pesquisa do Congresso em Foco da Câmara dos Deputados, o parlamentar mais transparente do Piauí”
Fábio Abreu (PL), candidato a prefeito de Teresina, em entrevista à TV Cidade Verde em 6 de outubro de 2020

VERDADEIRO

De acordo com o site Congresso em Foco, o deputado federal Fábio Abreu (PL) tem três estrelas em nível de transparência, sendo o parlamentar piauiense com melhor desempenho no ranking referente à Câmara e ao Senado, uma vez que os parlamentares piauienses mais bem colocado têm apenas uma estrela.


“Se você observar hoje não existe nenhum radar móvel (…)”
Fábio Abreu (PL), candidato a prefeito de Teresina, em entrevista à Band Piauí em 30 de outubro de 2020

VERDADEIRO, MAS

De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), os radares móveis estão sem funcionar desde o dia 19 de outubro, mas o motivo seria a renovação do contrato com a empresa que presta o serviço para a prefeitura que teria se encerrado na data.

Nota da redação: O projeto Democracia Digital é uma iniciativa da Lupa, do Instituto de Tecnologia & Equidade (IT&E) e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, com apoio do WhatsApp e dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o Brasil. As checagens produzidas são distribuídas gratuitamente a rádios universitárias do país, com apoio do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Editado por: Marcela Duarte

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo