A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Tem certeza que deseja sair da sua conta?

Florianópolis: Gean Loureiro é impreciso sobre reciclagem e taxa de alfabetização

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
13.nov.2020 | 15h52 |

Esta publicação foi corrigida às 15h20 do dia 14 de novembro de 2020. Veja abaixo.

O candidato à prefeitura de Florianópolis Gean Loureiro (DEM) ocupa a primeira posição na pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Ibope em 5 de outubro de 2020. Ele disputa a reeleição pela gestão da capital de Santa Catarina. A Lupa analisou algumas de suas falas. A checagem faz parte do projeto Democracia Digital, no qual jornalistas de todas as capitais do Brasil verificam discursos dos quatro candidatos mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto em 2020.

Angela Amin (Progressistas) — segunda colocada em intenções de voto na mesma pesquisa — também teve suas falas analisadas, e o resultado dessas verificações foi publicado no dia  6 de novembro. Pedrão (PL) e Elson (PSOL), terceiro e quarto colocados, respectivamente, tiveram falas checadas e publicadas em 2 de novembro e 4 de novembro.

Confira o grau de veracidade do que disse Gean:

“Nós temos a menor taxa de letalidade (pela Covid-19) do Brasil”
Gean Loureiro (DEM), candidato a prefeito de Florianópolis, em entrevista ao jornal SBT Meio-dia em 2 de novembro de 2020

VERDADEIRO

De acordo com o MonitoraCovid-19, da Fiocruz, a taxa de letalidade da Covid-19 em Florianópolis é de 0,80%, sendo o menor índice entre as capitais brasileiras. Os dados são de 1º de novembro de 2020. 


“Hoje temos o melhor índice de reciclagem (7,15%), considerando o material orgânico”
Gean Loureiro (DEM), candidato a prefeito de Florianópolis, em seu site de campanha

VERDADEIRO, MAS

De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) de 2017, Florianópolis tem o melhor índice nacional de reciclagem entre as capitais brasileiras, ao lago de Palmas. No entanto, o índice é de 6%, de acordo com o ranking das capitais com melhores e piores índices de recuperação de materiais recicláveis. Além disso, a reciclagem diz respeito a materiais secos, como metal, vidro, papel e plástico, e não material orgânico.

O dado de 7,15% a que o candidato se refere é o percentual desviado de aterro sanitário, que soma resíduos compostáveis (1,93%) e recicláveis secos (5,22%). São materiais que iriam para o aterro e tiveram outra destinação.

Procurado, o candidato não respondeu.


“Já reformamos 165 praças nesses três anos”
Gean Loureiro (DEM), candidato a prefeito de Florianópolis, em postagem nas redes sociais em 13 de outubro de 2020

VERDADEIRO

A assessoria de imprensa do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) informou pelo WhatsApp que foram revitalizadas 165 áreas no programa Praça Viva. No entanto, acrescentou que enviaria a lista com os locais, o que não aconteceu.

A assessoria do candidato enviou à Lupa no dia 14 de novembro uma lista com 181 praças que teriam passado por manutenção, reforma e revitalização entre 2018 e 2020. Em 15 delas não está apontado o contrato ou se foi adotada, resultando em 166.

O Praça Viva foi lançado pela prefeitura de Florianópolis em abril de 2019 para reformar e revitalizar 178 espaços públicos municipais entre praças, parques infantis, quadras de esportes e academias de ginástica ao ar livre.

Correção feita às 15h20 do dia 14 de novembro de 2020: Após receber a resposta da assessoria de imprensa de Gean Loureiro, o selo da checagem foi trocado de “exagerado” para “verdadeiro”. O título, que antes era “Florianópolis: Gean Loureiro exagera sobre número de praças revitalizadas”, também foi alterado.


“Florianópolis é capital mais alfabetizada do Brasil”
Gean Loureiro (DEM), candidato a prefeito de Florianópolis, em seu site de campanha

VERDADEIRO, MAS

Segundo dados da mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), de 2019, a taxa de analfabetismo de pessoas acima de 15 anos em Florianópolis é de 1,6%, menor índice do Brasil. No entanto, Porto Alegre e Rio de Janeiro apresentaram o mesmo índice.

A capital com o maior índice de analfabetismo é João Pessoa (Paraíba) com 8,9%. No Brasil, segundo dados da Pnad, a taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais foi estimada em 6,6%, que corresponde a 11 milhões de analfabetos.

Nota da redação: O projeto Democracia Digital é uma iniciativa da Lupa, do Instituto de Tecnologia & Equidade (IT&E) e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, com apoio do WhastApp e dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o Brasil. As checagens produzidas são distribuídas gratuitamente a rádios universitárias do país, com apoio do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Editado por: Marcela Duarte

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo