Tem certeza que deseja sair da sua conta?

Macapá: Josiel Alcolumbre erra ao falar de creches e da Zona Franca Verde

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
13.nov.2020 | 23h31 |

O candidato à prefeitura de Macapá Josiel Alcolumbre (DEM) ocupa a primeira posição na pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Ibope em 14 de outubro de 2020. Em sua campanha, tem participado de entrevistas e divulgado propostas em suas redes sociais. A Lupa analisou algumas de suas falas. A checagem faz parte do projeto Democracia Digital, no qual jornalistas de todas as capitais do Brasil verificam discursos dos quatro candidatos melhores colocados nas pesquisas de intenção de voto em 2020.

Dr Furlan (Cidadania) e Patricia Ferraz (Podemos), que estavam empatados na terceira posição, tiveram checagens publicadas no dia 6 de novembro. Capi (PSB) que ocupava o segundo lugar, também teve falas analisadas e publicadas em 9 de novembro. Por conta do apagão ocorrido no Amapá, a votação foi adiada na capital e ocorrerá até 27 de dezembro. 

Confira o grau de veracidade do que disse Josiel:

“O governo municipal vai entregar nove creches esse ano”
Josiel (DEM), candidato a prefeito de Macapá, em entrevista à Fecomércio AP em 8 de outubro de 2020

FALSO

No plano de obras para educação, referente a junho, disponibilizado pela Prefeitura de Macapá, estão previstas nove creches, porém apenas a creche Sérgio Costa Coutinho, no bairro Zerão, teve sua obra finalizada. Das oito restantes, uma está em 90% de andamento e cinco ainda estão em projeto.

As creches Sol Nascente e Loteamento Amazonas estão paralisadas e sem previsão de entrega para 2020, já que tiveram seus contratos rescindidos.

A Prefeitura de Macapá e a assessoria do candidato foram procuradas, mas não responderam.


“Só nós [Macapá] temos a Zona Franca Verde”
Josiel (DEM), candidato a prefeito de Macapá, em entrevista à Fecomércio AP em 8 de outubro de 2020

FALSO

A Zona Franca Verde é um incentivo do Governo Federal, para produção industrial nas Áreas de Livre Comércio (ALCs) com matéria-prima de origem regional, que prevê a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados. Além do Amapá, ela compreende Áreas de Livre Comércio no Amazonas, em Rondônia, no Acre e em Roraima (página 8).

No Amapá, a Zona Franca Verde abarca a capital Macapá e a cidade de Santana.

Procurada, a assessoria do candidato não respondeu.


“O Congresso Nacional aumentou o percentual de investimento na educação, saltando de 10% para, de forma progressiva, chegar a 23% em 2026. […] Uma lei federal aprovada na presidência do Davi [Alcolumbre]”
Josiel (DEM), candidato a prefeito de Macapá, em entrevista à Fecomércio AP em 8 de outubro de 2020

VERDADEIRO

O novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), aprovado pelo Congresso Nacional em agosto de 2020, aumentou de 10% para 23% a participação mínima da União no Fundo. Esse aumento será progressivo até 2026.

A aprovação, de fato, ocorreu durante a presidência de Davi Alcolumbre na Casa. Alcolumbre é irmão do candidato Josiel, e atual presidente do Senado Federal — foi eleito em fevereiro de 2019, mantendo seu mandato também em 2020.


“Nós temos em Macapá a única obra de [conjunto] habitacional no Brasil desde 2018”
Josiel (DEM), candidato a prefeito de Macapá, em entrevista ao programa Luiz Melo Entrevista em 26 de outubro de 2020

FALSO

A proposta para contratação do conjunto habitacional Miracema, em Macapá (AP), foi apresentada em 2018, porém teve problemas junto da Caixa Econômica Federal. Por decisão judicial, em dezembro de 2019 o empreendimento foi aprovado, sendo o único conjunto habitacional contrato pelo programa desde 2019.

Em nota, o Ministério do Desenvolvimento Regional explicou que por falta de orçamento para novas contratações as últimas seleções do processo seletivo do programa habitacional do Governo Federal ocorreram até dezembro de 2018. Atualmente, há cerca de 200 mil obras de habitacionais em execução em todo o País, todas contratadas até 2018, sendo o conjunto de Macapá o único contrato em 2019.

Procurada, a assessoria do candidato não respondeu.

Nota da redação: O projeto Democracia Digital é uma iniciativa da Lupa, do Instituto de Tecnologia & Equidade (IT&E) e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, com apoio do WhatsApp e dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o Brasil. As checagens produzidas são distribuídas gratuitamente a rádios universitárias do país, com apoio do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo