A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Biden não afirmou que crianças com menos de 10 anos podem ‘mudar de gênero quando quiserem’

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
13.nov.2020 | 17h43 |

Circula nas redes sociais que o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que crianças com menos de 10 anos podem mudar de gênero quando quiserem. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Biden defende que crianças com menos de 10 anos ‘mudem’ de gênero se quiserem”
Legenda de imagem publicada em post do Facebook que, até as 15h de 13 de novembro de 2020, tinha mais de 510 compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O post tira de contexto uma fala de Biden, dada durante uma sabatina organizada pelo canal ABC, em 15 de outubro deste ano. Ao ser questionado por uma mãe de uma criança trans de oito anos sobre os direitos LGBTQIA+, o presidente eleito dos Estados Unidos afirmou que o país deve ter “discriminação zero” com qualquer tipo de preconceito. Em nenhum momento Biden faz algum tipo de defesa sobre mudança de gênero em crianças.

Mieke Haeck, que diz ser mãe de uma criança trans de oito anos, pergunta a Biden o que ele fará para assegurar que os direitos das pessoas LGBTQIA+ não sejam violados. “A administração de Trump atacou os direitos de pessoas trans, as baniu do serviço militar, enfraqueceu as proteções antidiscriminatórias, as deixou sem proteção e ainda removeu a palavra transgênero de alguns websites governamentais. Como o senhor, como presidente, reverterá essa agenda perigosa e discriminatória para assegurar que as vidas e os direitos das pessoas LGBTQ sejam protegidos pela lei dos Estados Unidos?”.

Biden, então, responde que fará mudanças na lei, eliminando as decisões tomadas por Donald Trump. “A ideia de que uma criança de 8 ou 10 anos: ‘Eu decidi que quero ser uma pessoa trans. É isso que penso que gostaria de ser. Isso tornaria minha vida mais fácil’. Deveria haver discriminação zero. E o que está acontecendo é que muitas mulheres transexuais de cor estão sendo assassinadas. Elas estão sendo assassinadas”, afirma Biden. Ou seja, ele diz que crianças que desejam ser identificadas como transgênero não devem ser alvo de discriminação – e não que elas “mudem de gênero quando quiserem”.

Na ocasião, Biden contou ainda uma pequena história sobre o seu pai, quando avistou um casal de homens se beijando. “Aqueles dois homens, bem vestidos, se inclinaram, abraçaram um ao outro e se beijaram. […] Meu pai olhou para mim e disse: ‘Joe, é simples. Eles se amam”.

O boato também surgiu nos Estados Unidos e foi desmentido por veículos como USA Today, PolitiFact e Reuters. No Brasil, o conteúdo foi verificado pelo E-Farsas.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo