A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Foto: Henrique Chendes / ALMG
Foto: Henrique Chendes / ALMG

#Verificamos: É falso que candidatura de Bruno Engler para a prefeitura de Belo Horizonte foi indeferida

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
14.nov.2020 | 14h27 |

Circula nas redes sociais que a candidatura de Bruno Engler (PRTB) à prefeitura de Belo Horizonte teria sido indeferida em função de um impasse sobre a escolha do vice. Por WhatsApp, leitores sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

 

Atenção
Com o indeferimento da candidatura de Bruno Engler por conta do impasse com a vice Cláudia Romualdo, todos os votos no número 28 serão considerados NULOS. Com mais votos nulos, as chances de vitória de Alexandre Kalil no primeiro turno aumentam. Se você não quer Kalil, vote 23!”
Mensagem que circula no WhatsApp

FALSO

A informação checada pela Lupa é falsa. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), a candidatura de Engler foi deferida e os votos que ele receber serão considerados válidos.

No Twitter, Engler se posicionou sobre o assunto. “O desespero dos adversários levam a mentiras canalhas. Seguimos firmes, rumo ao segundo turno”, diz o tweet publicado pelo candidato.

Citado na mensagem que circula nas redes por meio da frase “vote 23”, o candidato João Vitor Xavier (Cidadania) declarou, em nota enviada à Lupa, que uma possível atribuição da mensagem a sua candidatura “beira o absurdo”.

“Não acredito que alguém pode levar isso a sério. Estou focado em minha campanha. Tenho trabalhado muito e com respeito a todos. Durante essa corrida eleitoral, sofremos dezenas de fake news e nunca acusei ninguém”, disse a assessoria do candidato.

Na Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), constam dois perfis do candidato do PRTB, sendo um com a candidatura deferida e outro com ela indeferida. De acordo com o TRE-MG, isso se deve ao fato de que foram apresentados dois Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAPs), com números de processos de registro diferentes. Isso não significa que o candidato está inapto.

Imbróglio sobre a escolha do vice

Bruno Engler e o PRTB não chegaram a um acordo sobre a escolha do vice. Enquanto o partido apresentou o pedido de registro com Mauro Quintão (PRTB), a escolha do candidato a prefeito foi a Coronel Cláudia (PRTB). 

De acordo com o TRE-MG, no último dia do prazo para registro de candidaturas, foi apresentado um novo DRAP pelo grupo dissidente. “O argumento de Bruno foi que o PRTB concordou em lançá-lo candidato a prefeito com a condição de ele escolher seu vice, mas o partido fez a indicação de Mauro Quintão”, disse a assessoria do órgão, em nota. 

Em outubro, a Justiça Eleitoral indeferiu o pedido de registro da candidatura que tem Cláudia como vice. De acordo com o TRE-MG, um recurso foi encaminhado à Corte Eleitoral, mas ainda não tem previsão de julgamento.

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo