A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Listagem que circula pelo WhatsApp traz informações erradas sobre votação em Porto Alegre

Repórter | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
15.nov.2020 | 12h57 |

Circula pelo WhatsApp uma lista que supostamente mostra os locais de votação em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“Lista de votação em Porto Alegre, Rio Grande do Sul”
Lista compartilhada no WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A listagem que circula pelo WhatsApp traz informações erradas sobre locais de votação em Porto Alegre. A assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) informou, em nota, que a tabela corresponde à votação realizada para o Conselho Tutelar do ano passado e não tem relação com as eleições municipais deste ano.

O site do TRE-RS mostra, por exemplo, que a zona 1, seção 34 de Porto Alegre fica no Foro Trabalhista de Porto Alegre. A lista que circula pela WhatsApp, por sua vez, informou – incorretamente – que a votação para essa seção seria na Escola Estadual Duque de Caxias. Uma pessoa que tente encontrar o endereço pela lista que circula pelo WhatsApp pode ir para locais incorretos. 

Para saber o seu local de votação, o TRE-RS aponta quatro caminhos. O eleitor pode consultar o aplicativo e-Título, o Tira-Dúvidas Eleitoral (pelo número de WhatsApp 61 9637-1078), o SOS Eleitoral (número 148) ou o próprio site do tribunal.

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo