A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que Lojas Americanas estão doando geladeiras em campanha solidária

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
17.nov.2020 | 20h17 |

Circula pelas redes sociais que as Lojas Americanas estariam doando 950 geladeiras em função de uma Campanha Solidária. Para ganhar, o internauta deveria comentar a palavra ‘AME’ em um post, letra por letra, sem ser interrompido. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:


“DOAÇÃO DE 950 GELADEIRAS – Solidária da Americanas em apoio a famílias de todo o Brasil! Como funciona? Nossa equipe entrará em contato com os participantes que conseguirem COMENTAR ‘AME’ sem serem interrompidas por outros participantes […]”
Texto publicado no Facebook que, até às 19h do dia 17 de novembro de 2020, tinha mais de 2 mil compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Em nota, a assessoria de imprensa das Lojas Americanas informou que jamais criou esse anúncio. Esta é a quarta notícia falsa que checamos sobre a empresa em 2020. 

Em julho, circulou nas redes que as Americanas jogaram todos os livros do Felipe Neto no lixo. Além disso, no mesmo mês, um golpe sobre um sorteio de vale cartão da loja foi compartilhado por centenas de pessoas. Já em agosto, a notícia falsa era sobre a doação de um estoque de eletrodomésticos devido à pandemia da Covid-19.

A orientação da Polícia Federal para esse tipo de promoção é que, na dúvida, não se deve clicar no link ou digitar dados pessoais, e sim procurar os canais oficiais das empresas para averiguar a informação.

Nota: esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo