A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Boletim de urna mostrado em vídeo não tem resultado diferente de aplicativo do TSE

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
23.nov.2020 | 14h18 |

Circula pelas redes sociais um vídeo comparando os resultados da apuração no aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com um boletim de urna eletrônica impresso em Rio Branco (AC). Segundo o autor das imagens, os dados são diferentes, apesar de se referirem à mesma urna. No vídeo, são mostrados os totais de votos obtidos pelos candidatos a vereador Pang Rocha e Alex Souza, ambos do PSDB. Os dois não se elegeram. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“Naquela urna o candidato Pang Rocha teve apenas um voto e aqui [no boletim impresso] ele aparece com quatro [votos]. O Alex Souza nem aparece”

Frase dita em vídeo que circula no WhatsApp 

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Os resultados mostrados no aplicativo e no boletim impresso são de zonas eleitorais distintas e, portanto, de urnas diferentes. Isso explica a diferença entre os números que aparecem no vídeo para os dois candidatos a vereador de Rio Branco.

O homem que fez a gravação mostra o resultado disponibilizado online pelo TSE, referente aos votos da urna eletrônica da seção 368 da 9ª zona eleitoral. Nela, os candidatos Pang Rocha e Alex Souza receberam, cada um, um voto. Depois, o vídeo mostra um boletim impresso com os resultados de outra seção 368, pertencente à 1ª zona eleitoral. Nesta, Pang Rocha recebeu quatro votos e Alex Souza não recebeu nenhum voto e, por isso, não aparece listado no boletim.

Os votos, portanto, vêm de urnas diferentes. No site ou aplicativo do TSE, é possível conferir o desempenho dos dois candidatos. O resultado mostrado no boletim, referente à 1ª zona também está de acordo com o resultado divulgado online.

Este vídeo também foi verificado pelo site E-farsas

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo