Tem certeza que deseja sair da sua conta?

#Verificamos: É falso que Roberto Carlos disse que Lula ‘mudou a estética da economia brasileira’

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
23.nov.2020 | 16h50 |

Circula pelas redes sociais uma declaração atribuída ao cantor Roberto Carlos em que o artista diz que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “mudou a estética da economia brasileira”. “Eu jamais havia presenciado um Brasil tão nosso, numa crescente espetacular”, afirma o trecho da publicação. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Na verdade, o governo Lula mudou a estética da economia brasileira. Eu jamais havia presenciado um Brasil tão nosso, numa crescente espetacular. De modo que falar de Lula é muito fácil… é, com certeza, foi o maior presidente que este país já teve. O Lula é a alma do povo brasileiro, uma figura extremamente popular, tem traquejo político, é algo que está em seu DNA. O povo brasileiro tem muito que agradecer ao Lula”

Texto em imagem de post no Facebook que, até as 15h30 de 23 de novembro de 2020, tinha 1,2 mil compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Não há nenhum registro de que o cantor Roberto Carlos fez essa declaração sobre Lula, que esteve à frente da presidência da República de 2003 a 2010. Além disso, a assessoria de imprensa do cantor negou, em mensagem enviada pelo WhatsApp, que ele tenha dito as frases do post. “Já não é a primeira vez que fazemos desmentidos a este tipo de nota, mas devido a vários e-mails e mensagens que têm chegado perguntando se a notícia é verdadeira, nos vimos obrigado a novamente desmenti-la”, diz o comunicado.

Essa informação já circulou no ano passado e foi verificada pelo site Boatos.org.

Nota: esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Maurício Moraes

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo