A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#CaiuNaRede: É verdadeiro que aplicativo ajuda a treinar a fala de crianças com síndrome de Down

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
25.nov.2020 | 14h00 |

Circula nas redes sociais um texto informando que está disponível para uso gratuito um aplicativo chamado SofiaFala, que teria sido desenvolvido no laboratório da USP de Ribeirão Preto. O app auxiliaria no desenvolvimento da fala de crianças com síndrome de Down. O conteúdo foi verificado no Caiu na rede: é fake?. Confira:

“Eu gostaria de pedir um imenso favor a vocês, caso conheçam famílias ou pessoas com síndrome de Down (T21). Já está disponível para uso gratuito o aplicativo SofiaFala (Software Inteligente de Apoio à Fala), financiado pelo CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e desenvolvido no laboratório da USP de Ribeirão Preto. Faz uso de inteligência artificial para capturar sons e imagens da face da criança pra auxiliar no desenvolvimento da fala.”
Trecho de texto que circula no WhatsApp com link para o site da ferramenta

VERDADEIRO

A informação é verdadeira. Segundo a Universidade de São Paulo (USP), o aplicativo foi desenvolvido nos laboratórios do Departamento de Computação e Matemática, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP para treinar a fala de pessoas com síndrome de Down. O SofiaFala é interativo e gratuito e pode ser instalado em celulares e tablets com o sistema operacional Android. No site do SofiaFala é possível obter todas as informações para o uso do aplicativo, que deve ser feito com o acompanhamento de um fonoaudiólogo.

Nota da redação: o projeto Caiu na rede: é fake? é uma parceria da Agência Lupa com Voz das Comunidades, Favela em Pauta e Maré de Notícias e conta com o apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil.

Editado por: Marcela Duarte

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo