A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que George Soros foi preso nos Estados Unidos

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
25.nov.2020 | 19h32 |

Circula pelas redes sociais que George Soros, filantropo e bilionário húngaro-americano, foi preso nos Estados Unidos. Segundo a publicação, Soros teria se envolvido em um esquema de “fraude nas eleições norte-americanas”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

 “A CASA CAIU
O bilionário comunista george soros foi preso nos Estados Unidos por envolvimento em softwares e fraudes nas eleições.”

Texto em imagem publicada no Facebook que, até as 17h do dia 25 de novembro de 2020, tinha mais de 750 compartilhamentos

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Não há nenhum registro público que comprove que George Soros, 90 anos, tenha sido preso recentemente. O boato começou a circular dia 23 de novembro, nos Estados Unidos, quando perfis nas redes sociais e sites, como Conservative Beaver, publicaram um documento manipulado digitalmente para comprovar a acusação. Na versão original, a corte americana acusa seis hackers russos, e não George Soros, de crimes como conspiração, fraude eletrônica e roubo de identidade. A acusação data de 15 de outubro de 2020 e não cita as eleições norte-americanas.

Por meio da análise do documento com a ferramenta ELA (Error Level Analysis), disponível em sites como o Forensically, é possível observar adulterações em imagens digitais. Na versão apresentada pelos perfis e sites que disseminaram a peça de desinformação, a ferramenta identificou uma mudança de padrão no fundo. Todo o documento apresenta riscos brancos e apenas em uma parte, exatamente onde consta o nome de Soros, os riscos desaparecem. Na versão original da acusação, o padrão do fundo é uniforme.

Em abril deste ano, outro boato circulou pelas redes sociais indicando que o empresário teria sido preso na Suíça. A informação foi desmentida pelo Boatos.org.

George Soros é um investidor e filantropo nascido na Hungria e naturalizado norte-americano. Ao longo da trajetória, fez doações bilionárias para causas progressistas e liberais por meio da Open Society Foundations. Por isso, é alvo constante de teorias da conspiração por parte de ativistas de extrema-direita.

Este conteúdo também foi verificado pelo PolitiFact, Inquirer e USA Today, entre outras plataformas de checagem.

Nota: ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo