A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: É falso que jovem sem documentos foi internado no Hospital Municipal de Cajazeiras, em Salvador

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
26.nov.2020 | 21h11 |

Circula nas redes sociais a imagem de um jovem que estaria internado no Hospital Municipal de Cajazeiras, em Salvador, sem documentos, após um suposto acidente. A postagem sugere o compartilhamento da imagem dele para encontrar algum parente. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Companheiros esse rapaz está na uti do hospital munipalSalvador cajazeiras, sofreu um acidente e esta inconsciente e sem documentos quem puder ajudar a compartilhar para ver se encontramos alguém da família esposa mãe pai irmão(a) . Devem estar preocupados não custa nada e pode ajudar muito. Se ponham no lugar da família”

Texto em imagem de post no Facebook que, até as 17h30 de 26 de novembro de 2020, tinha 108 mil compartilhamentos.

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. O rapaz que aparece na postagem nunca esteve internado no Hospital Municipal de Cajazeiras, em Salvador, de acordo com nota da assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde. A origem dessa imagem é desconhecida, mas já foi usada para disseminar informações falsas sobre internações em ao menos outros três hospitais. 

Em uma busca reversa no Bing, foram encontradas 4 páginas que publicaram essa foto. Uma delas é do site Diário do Sertão, que informa que essa imagem também já foi associada a um jovem que estaria internado, sem documentos, no Hospital Regional de Cajazeiras, localizado na cidade de Cajazeiras, na Paraíba, em 2019. No entanto, a informação foi negada, na época, pelo governo do estado, responsável pela unidade de saúde. 

“A referida imagem circula há vários dias nas redes sociais e, em outras oportunidades, foi dito que o mesmo estaria em um hospital do Estado de Santa Catarina, sul do país”, afirma a publicação. As outras páginas encontradas são de redes sociais e de um site local que também replicam essa mesma informação falsa.

Em uma busca reversa no Google Imagens, foi possível encontrar a mesma foto em uma página do site Ilha News. Reportagem publicada no site nega que o jovem tenha sido internado no Hospital Regional de Ilha Solteira (SP).

Essa publicação começou a circular em março de 2019. Contudo, em novembro de 2020, ela voltou a ser compartilhada por usuários do Facebook.

Nota: esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo