A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

João Campos eleito no Recife: veja como acompanhar 5 promessas feitas pelo prefeito

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
29.nov.2020 | 18h45 |

Com 56,21% dos votos válidos, João Campos (PSB) foi eleito prefeito do Recife. O resultado foi confirmado às 18h45, com 96,09% das urnas apuradas. Filho do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, o socialista foi o candidato mais votado no primeiro turno, com 29,17%, e derrotou a prima Marília Arraes (PT) no segundo. Seu mandato vai até o fim de 2024. Campos registrou junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um documento geral de oito páginas. A Lupa selecionou algumas das principais promessas feitas por Campos em entrevistas e propagandas eleitorais, e indica como você pode verificar se as propostas estão sendo cumpridas. Confira:

“Aumentar em 100 quilômetros a malha de ciclovias e ciclofaixas na nossa cidade nos próximos quatro anos”
Promessa de João Campos (PSB) em propaganda eleitoral de 4 de novembro

DE OLHO

A capital pernambucana tem hoje 170 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, sendo 140 quilômetros permanentes e 30 quilômetros de rotas operacionais que funcionam aos domingos e feriados. As informações são da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

O portal Dados Recife, administrado pela prefeitura, disponibiliza tabelas com detalhes da malha cicloviária da cidade, por onde o eleitor pode acompanhar a promessa. Na propaganda eleitoral, o candidato diz que a proposta é de que, até 2024, a cidade tenha 250 quilômetros de malha cicloviária. Mas não explica a viabilidade do projeto, nem os custos. 


“Dobrar vagas nas creches”
Promessa de João Campos (PSB) em propaganda eleitoral de 5 de novembro

DE OLHO

Atualmente a prefeitura do Recife tem 6.056 estudantes de 0 a 3 anos matriculados nas 82 creches do município. Os dados são do Censo Escolar 2019, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A prefeitura do Recife não disponibiliza em seu site o número de matrículas ou de fila de espera por uma vaga ― ou seja, precisa pedir via Lei de Acesso à Informação

Considerando esses números, a proposta do candidato precisa alcançar, ao menos, 12.112 matrículas em creches até 2024. Em entrevista à Rádio CBN, em 8 de outubro, Campos afirmou que, para cumprir a promessa, haverá parcerias com a iniciativa privada e o terceiro setor. “A prefeitura sozinha, seja no Recife ou em qualquer canto do Brasil, é incapaz de sanar esse déficit de creches”, comentou. Não há detalhes de custos da viabilidade da promessa. 


“Anunciamos o Hospital da Criança do Recife, que vai ter emergência 24h, especialidade, sala de cirurgia, UTI, dedicada exclusivamente para as crianças do Recife”
Promessa de João Campos (PSB) durante debate realizado em 24 de novembro pela TV Jornal

DE OLHO

Segundo o candidato João Campos, o Hospital da Criança vai custar R$ 42 milhões. Metade dos recursos virá de emendas da bancada federal; os outros 50%, de recursos próprios, diz Campos. O centro hospitalar funcionará 24 horas e contará com UTI, emergência, consultas, entre outros.

Para acompanhar a promessa, uma das opções é averiguar o processo de licitação da obra pelo site da prefeitura do Recife. Uma outra maneira é acessando as despesas realizadas pela gestão, no Portal de Transparência. As emendas da bancada federal podem ser visualizadas, por exemplo, por meio do portal Siga Brasil, sistema de informações do Senado sobre o orçamento público federal. 


“Vamos fazer uma Upa Especialidade em Casa Amarela”
Promessa de João Campos (PSB) durante debate realizado em 24 de novembro pela TV Jornal

DE OLHO

A prefeitura do Recife conta hoje com duas Unidades Públicas de Atendimento Especializado (UPA-E), no Arruda e no Ibura ― inaugurada em novembro deste ano. O candidato João Campos não especifica os custos ou a viabilidade do projeto. Só explica que a unidade de Casa Amarela, na Zona Norte, será a maior da cidade e contará com consultas de especialidade nas diversas áreas. Para acompanhar a proposta, é preciso seguir o processo de licitação da obra, por meio do site da prefeitura do Recife.


“Nós vamos ampliar sim a rede de Compaz, que já é uma política efetiva que mostra que reduz a criminalidade, que gera a oportunidade na vida das pessoas”
Promessa de João Campos (PSB) durante debate realizado em 24 de novembro pela TV Jornal

DE OLHO

Os Centros Comunitários da Paz (Compaz) são espaços de lazer concebidos com foco na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário. Até agora, foram entregues três pela prefeitura do Recife: um no bairro do Alto Santa Terezinha, em março de 2016, o segundono bairro do Cordeiro, em março de 2017, e o terceiro Compaz, em dezembro de 2019, na avenida Caxangá, dentro da comunidade Sítio do Berardo.

A ampliação do Compaz prometida por Campos pode ser viabilizada, já que há projetos em andamento. Uma quarta unidade, na Ilha de Joana Bezerra, está em obras. A previsão era entregar até o primeiro semestre de 2020, mas ainda não foi inaugurada. Outras três unidades têm projetos elaborados que estão em análise junto à Caixa Econômica Federal, localizadas na Várzea, Pina e Ibura. O convênio é de cerca de R$ 18 milhões.

No guia eleitoral, João Campos defende ainda transformar o Centro Social Urbano Bido Krause em um Compaz. Para ver o andamento da proposta, o eleitor precisa acompanhar as licitações de obras no site da prefeitura do Recife.

Editado por: Natália Leal

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo