A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Fotos de alagamentos que circulam nas redes são antigas e não foram tiradas em Porto Velho

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
29.nov.2020 | 14h28 |

Circula pelas redes sociais uma foto que mostra uma rua alagada. A legenda diz que a foto foi tirada em Porto Velho (RO), e relaciona a situação com um dos candidatos a prefeito da cidade — o atual prefeito, Hildon Chaves (PSDB), disputa o pleito com a vereadora Cristiane Lopes (PP). Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que essa imagem fosse analisada. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:​

“Ao vivo Porto Velho agora
Confirma 45 meu jeguinho”
Legenda de imagem publicada no Facebook que, até as 14h30 do dia 29 de novembro de 2020, tinha recebido mais de 600 interações no Facebook

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. A imagem não é de Porto Velho, mas de Varginha (MG), e foi registrada durante uma tempestade em fevereiro deste ano. Ela pode ser encontrada em reportagens publicadas por veículos locais, e é creditada a usuários de redes sociais. Há, também, um vídeo do alagamento ocorrido no trecho mostrado na foto. Pela ferramenta Street View, do Google, é possível ver o local de dia e sem chuvas. 

A Defesa Civil de Porto Velho informou à Lupa, por telefone, que não houve chuva nos últimos dois dias na cidade. De acordo com o órgão, choveu no início da semana, mas não o suficiente para deixar as ruas alagadas. 


“AO VIVO PORTO VELHO AGORA

E aí vamo de 45?”
Legenda de imagem publicada no Facebook que, até as 14h30 do dia 29 de novembro de 2020, tinha recebido mais de 1 mil interações no Facebook
FALSO
A imagem analisada pela Lupa é antiga e não foi registrada em Porto Velho. Na verdade, a imagem já circula na internet desde 2013. Segundo o Diário do Jequi, da região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, a foto foi tirada no município de Mantena (MG), em 19 de dezembro de 2013.

Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo