#Verificamos: Carta que conclama exército contra STF não foi escrita por ministro-chefe da Casa Civil
Circula nas redes sociais uma “carta” supostamente publicada em um site de acesso restrito do Exército pelo ministro-chefe da Casa Civil, general Walter Braga Netto. O texto acusa o Supremo Tribunal Federal (STF) de promover uma “ditadura”, e conclama militares a agir contra a corte. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“E AGORA CABEÇAO?*
Vai mandar prender o General Walter Braga Netto?
*CARTA BOMBÁSTICA POSTADA NO “BRASIL PELO EXARNET”, BLOG FECHADO DO EXÉRCITO”
Trecho de publicação no Facebook, que até o dia 30 de novembro de 2020, às 20h58, tinha 2 mil compartilhamentos.
A informação analisada pela Lupa é falsa. A carta que circula nas redes sociais não foi escrita pelo ministro-chefe da Casa Civil, general Walter Braga Netto. Em nota, a Casa Civil informou que o texto não é de autoria do ministro, e declarou que solicitará a retirada de seu nome da publicação.
A “carta bombástica” é um texto que circula desde, pelo menos, abril de 2019. O texto critica a atuação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), sem citar nomes, acusando-os de “censuras a liberdade de imprensa”. Na mesma época em que o texto começou a circular, o STF abriu inquérito para investigar ameaças contra a corte. A suposta “carta” também faz apologia à ditadura militar.
Originalmente, o texto era “assinado” pelo “general de brigada” Gilberto Pimentel, presidente do Clube Militar. Contudo, Pimentel foi para a reserva como general de divisão, posto hierarquicamente superior. Ele também não presidia o Clube Militar em 2019 ou atualmente. O general exerceu esse cargo até 2018. Na versão que circula atualmente, a “assinatura” de Pimentel ainda aparece no final do texto.
Em nota, a assessoria de imprensa do Clube Militar reiterou que a carta não tem relação com seus membros e informou que seus conteúdos são publicados na seção de “Notícias e Artigos”, disponível em seu site oficial . Em abril, o Clube também negou, para o Estadão Verifica, que a carta seja de Pimentel e explicou que o militar já não está mais à frente da presidência do clube, atualmente presidido pelo general de divisão Eduardo José Barbosa.
Por fim, a Exarnet não é um “blog fechado do Exército”, e sim um site usado para a apresentação de reservistas online, que não conta com espaço para blog.
As versões que circularam anteriormente foram checadas pelo Estadão Verifica, Boatos.org e CNN Brasil.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por: Chico Marés
O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos
Leia também
Fale com a redação no lupa@lupa.news
Sugestão de Checagem?
Quero ser um checador

- 2021
- 2020
- 2019
- 2018
- 2017
- 2016
- 2015
- dezembro (70)
- novembro (244)
- outubro (168)
- setembro (88)
- agosto (109)
- julho (130)
- junho (181)
- maio (175)
- abril (169)
- março (89)
- fevereiro (50)
- janeiro (56)
- dezembro (55)
- novembro (55)
- outubro (58)
- setembro (59)
- agosto (57)
- julho (57)
- junho (54)
- maio (61)
- abril (65)
- março (57)
- fevereiro (72)
- janeiro (72)
- dezembro (65)
- novembro (74)
- outubro (117)
- setembro (69)
- agosto (64)
- julho (37)
- junho (37)
- maio (40)
- abril (32)
- março (49)
- fevereiro (21)
- janeiro (29)
- dezembro (27)
- novembro (22)
- outubro (23)
- setembro (26)
- agosto (24)
- julho (20)
- junho (22)
- maio (27)
- abril (22)
- março (18)
- fevereiro (15)
- janeiro (9)