A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Foto: Eduardo P / Wikipédia
Foto: Eduardo P / Wikipédia

#Verificamos: É golpe mensagem no WhatsApp oferecendo vagas de emprego nas Lojas Americanas

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
02.dez.2020 | 15h21 |

Circula no WhatsApp uma mensagem que anuncia vagas de emprego nas Lojas Americanas. No final da mensagem, é apresentado um link, no qual as pessoas interessadas supostamente devem efetuar um cadastro para concorrer a uma das oportunidades. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“A Americanas está contratando pessoas para trabalhar no período de Natal e Ano novo. São mais mais de 2.600 vagas disponíveis para contração (sic) imediata!”

Trecho de mensagem que circula no WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. As Lojas Americanas informaram, por meio de nota, que a mensagem não é verdadeira. De acordo com a empresa, a empresa não anuncia vagas de emprego utilizando o WhatsApp. 

A empresa usa apenas canais oficiais para fazer esse tipo de anúncio, incluindo seção dedicada exclusivamente para isso no site da empresa. Também é possível encontrar vagas de emprego nas Americanas através do site da B2W Digital, e, ocasionalmente, nos perfis da empresa em redes sociais (aqui, aqui e aqui).

A mensagem que circula nas redes sociais é acompanhada de um link que não está registrado no nome das Lojas Americanas, e sim de uma empresa especializada em vendas de domínios de internet, a NameCheap. Não é possível verificar o real proprietário do site. Esse tipo de página de internet costuma ser usado em golpes para roubo de senhas e dados pessoais.

A Lupa já checou publicações que traziam informações falsas sobre contratações na Coca-Cola, Ambev e Havan para aplicar golpes em usuários. A Polícia Federal alerta que, sempre que você se deparar com uma mensagem oferecendo emprego ou produtos em redes sociais, não é recomendado clicar em nenhum link antes de se certificar de que a oferta partiu de um canal oficial de comunicação da empresa citada.

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo