A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

#Verificamos: Homem preso com armamento escondido em carro não é vereador do PT

Repórter (especial para a Lupa) | Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
02.dez.2020 | 16h42 |

Circula no WhatsApp um vídeo que mostra um homem sendo preso em Salvador, na Bahia, depois que a Polícia Rodoviária Federal encontrou armas e munições escondidas dentro do painel do carro que ele dirigia. Segundo a mensagem que vem sendo compartilhada, o condutor do veículo seria um vereador do PT e apoiado pelo PSOL. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:

“Olá
Ex vereador Jaiminho do PT , apoiado pelo PSOL, sendo preso pela PRF. Esses são os vagabundos QUE PREGAM O DESARMAMENTO.”
Texto que acompanha vídeo compartilhado no WhatsApp

FALSO

A informação analisada pela Lupa é falsa. Embora a prisão seja real, não é verdade que o homem preso seja filiado ao PT. Também não é correta a informação de que ele seja apoiado pelo PSOL. Na verdade, o homem que aparece no vídeo é Jaime Ferreira de Lima Filho, ex-vereador da cidade do Guarujá (SP) pelo Partido Progressista (PP) — e não pelo PT.

Conhecido por Jaiminho, ele concorreu quatro vezes ao cargo de vereador no município do litoral paulista. Ainda que tenha trocado de partido três vezes entre 2004 e 2016, em nenhum pleito concorreu pelo PT ou pelo PSOL. 

A primeira candidatura foi pelo PDT, em 2004, quando não foi eleito. Conseguiu a eleição na segunda tentativa, em 2008, quando concorreu pelo PP e foi o segundo candidato mais votado, com 3.019 votos. Nas eleições municipais seguintes, 2012, reelegeu-se pelo PMDB, com 1.937 votos. Em 2016, o político voltou para o PP e concorreu mais uma vez ao cargo de vereador. Ele recebeu 759 votos e não foi eleito.

O político foi preso no dia 25 de novembro em Salvador durante uma operação realizada pela Polícia Rodoviária Federal. Foram encontradas 13 pistolas, 16 carregadores e 1.600 munições 9mm escondidas no painel do carro que ele dirigia, segundo a PRF.

Esse conteúdo também foi verificado pelo Boatos.org.

Esta‌ ‌verificação ‌foi sugerida por leitores através do WhatsApp da Lupa. Caso tenha alguma sugestão de verificação, entre em contato conosco pelo número +55 21 99193-3751.

Editado por: Chico Marés

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

A Lupa está infringindo esse código? Clique aqui e fale com a IFCN

 

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

SIGNATORY- International Fact-Checking Network
Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo